Pular para o conteúdo principal

Mais do que memórias...novos desafios!



"Peregrinos do cotidiano para mudar o mundo", assim foram nomeados os cerca de 30 participantes, de diferentes idades, provenientes de diferentes paróquias e movimentos, durante o Acampamento Maria Mãe dos Jovens, que aconteceu no último final de semana no Arsenal da Esperança. 

Com tema central "Estilo de Vida", a programação proporcionou diferentes experiências aos participantes: mais do que um encontro nostálgico para lembrar os momentos vividos no Rio de Janeiro, o objetivo era perceber que uma experiência como a Jornada Mundial da Juventude não é algo isolado, mas que deve despertar mudanças que nos levem a buscar a Deus mesmo nos pequenos gestos do dia a dia.

O ciclo de três palestras, ministradas pelos membros da Fraternidade da Esperança, refletiu sobre "Silêncio e esperança", "Restituição e sobriedade", "Diálogo e Paz" - sempre apoiando as reflexões em lições dadas pelo Papa durante sua passagem pelo Brasil, em textos bíblicos e, sobretudo, em ações e situações cotidianas que, às vezes, nem reparamos como são importantes.


Entre as palestras, um intervalo dedicado ao Silêncio. Sim, momentos que cada participante dispôs da maneira que preferia para processar os conteúdos vistos nas palestras. Alguns caminhavam, outros ajoelhavam-se diante do Sacrário ou sentavam diante do ícone de Maria Mãe dos Jovens...sempre em profundo silêncio. Não é um exercício fácil, mas, como destacou Dom Carlos Lema Garcia, durante a missa no sábado à tarde, é no silêncio que ouvimos o Senhor.


No sábado, antes da missa, os jovens saíram em caminhada pelas ruas do bairro em um circuito que passou pelas paróquias do Setor Brás - Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, Bom Jesus do Brás e Casaluce. Pelo caminho, as pessoas olhavam curiosas: É protesto? Vocês são brasileiros? - a oração de Maria Mãe dos Jovens que foi distribuída ao longo do percurso ajudava a responder essas questões.


No fim do sábado, um luau de oração proporcionou mais um momento de oração, partilha e convivência entre os jovens. Cada um recebeu uma pequena vela, um pequeno luzeiro de esperança, para representar as intenções de oração daquela noite: pela paz, pelos enfermos, pelas crianças abandonadas, pelos jovens, pelos idosos, por aqueles que não conhecem a Deus, para que aprendemos a dizer "Pai Nosso" reconhecendo verdadeiramente todos como irmãos...



No domingo, após uma manhã de oração e silêncio, o Acampamento foi encerrado com o sentimento de missão cumprida: ninguém saiu dali da mesma forma que entrou, mas revigorados com a certeza de que mesmo as atitudes que parecem muito pequenas aos nossos olhos são de grande valia na construção de uma grande mudança. Nesse aspecto, a frase que estampou o blusão que os peregrinos da nossa comunidade usaram durante a JMJ continua carregada de sentido...

Que venham os próximos!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v