Pular para o conteúdo principal

Reorganização da Arquidiocese de São Paulo - o que muda para nossa paróquia

 




Entre 2017 e 2023, a Arquidiocese de São Paulo - na qual nossa paróquia está localizada - passou por um grande processo de "comunhão, conversão e renovação missionária", através de seu 1º Sínodo Arquidiocesano. Foram diversas etapas em que os fiéis, os movimentos, o clero e toda comunidade foram convidados a colaborar através de reuniões, questionários e assembleias - paroquiais, regionais e arquidiocesanas.

Encerrado esse processo, as primeiras medidas começam a ser implatadas nesse 25 de janeiro de 2024, com mudanças significativas na organização da Arquidiocese. Fazendo um breve histórico, nas últimas décadas, as paróquias estiveram organizadas em 6 regiões episcopais e, estas, por sua vez, subdivididas em setores pastorais. A nossa paróquia, por exemplo, pertencia à Região Episcopal Sé e ao setor pastoral Brás.

Com a nova organização, as regiões passam a ser internamente organizadas em decanatos, "unidades pastorais integradas por certo número de paróquias e todas as organizações eclesiais e pastorais nelas compreendidas, confiando-os a um padre decano" (Jornal O São Paulo). Além disso, as regiões ganharam novos contornos, com uma redistribuição de paróquias, com objetivo de melhor atender as necessidades pastorais do povo de Deus.

Nessa reorganização, que considerou critérios geográficos e pastorais, nossa paróquia agora passa a itntegrar a região episcopal Belém.


Na nova configuração, a Região Belém conta com 63 paróquias agrupadas em 5 decanatos. 


Nessa divisão, nossa paróquia integra o decanato Santa Maria e São José, com outras 11 paróquias vizinhas aos bairros da Mooca, Brás e Belém.

Com a passagem para a Região Episcopal Belém, muda também o nosso vigário episcopal: Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Região Belém.
Sendo assim, a partir de agora, quando alguém nos perguntar: "qual a sua paróquia?", nossa resposta tem novas informações: Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, Região Belém, Decanato Santa Maria e São José

Para conhecer os detalhes da reorganização, sugerimos a leitura do artigo completo no site do jornal O São Paulo (clique aqui).

Que o Espírito Santo continue a inspirar nosso Cardeal, nossos pastores, na condução do povo de Deus em São Paulo, para a glória de Deus. 

"Deus habita essa cidade. Somos suas testemunhas!"

Fonte das imagens: Arquidiocese de São Paulo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v