Você sabia que o simples fato de separar os materiais recicláveis dos não recicláveis é uma grande ajuda para as cooperativas e catadores?
Pois é! É claro que separar por tipo de material ajuda ainda mais, porém, coletar os recicláveis separadamente já é um grande passo, que pode mudar para melhor a nossa cidade, o nosso planeta, além de ajudar aqueles que vivem da reciclagem.
Não há segredo, você deve apenas se acostumar a usar duas latas (ou sacos) de lixo em sua casa.
Em uma, você colocará os materiais recicláveis, como:
Plástico: tampos, potes, frascos, garrafas PET, PVC, tubos e conexões, brinquedos quebrados, baldes, sacolas plásticas etc.
PAPEL: jornais, revistas, caixas, papelão, envelopes, embalagens, cartolinas etc.
Vidro: potes, garrafas e cacos entre outros.
Metal: latas, pregos, sucatas de ferro e cobre entre outros.
E na outra:
Restos de comida, papel higiênico, cascas, lenços, guardanapos de papel, fraldas, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, madeiras etc.
Depois disso, é só procurar uma cooperativa ou se informar sobre catadores de recicláveis na sua região para doar o que você separou.
Algumas dicas importantes:
· o nosso vizinho Arsenal da Esperança recebe papel e garrafas PET para reciclagem!
· pilhas e baterias usadas têm descarte especial e não devem ser colocadas com os outros materiais. Desde a Quarta-feira de Cinzas (09/03), há em nossa paróquia uma caixa na qual você pode depositar esse tipo de material. A paróquia se responsabiliza por levar o que for coletado a um posto autorizado.
· sempre que descartar vidro (quebrado ou não) procure embrulhar com jornal para evitar que alguém se corte ao pegar o material.
É fácil e faz toda diferença!
Comentários
Postar um comentário