Pular para o conteúdo principal

Pequenos gestos fazem um mundo sustentável


Você sabia que o simples fato de separar os materiais recicláveis dos não recicláveis é uma grande ajuda para as cooperativas e catadores?
Pois é! É claro que separar por tipo de material ajuda ainda mais, porém, coletar os recicláveis separadamente já é um grande passo, que pode mudar para melhor a nossa cidade, o nosso planeta, além de ajudar aqueles que vivem da reciclagem.
Não há segredo, você deve apenas se acostumar a usar duas latas (ou sacos) de lixo em sua casa.
Em uma, você colocará os materiais recicláveis, como:
Plástico: tampos, potes, frascos, garrafas PET, PVC, tubos e conexões, brinquedos quebrados, baldes, sacolas plásticas etc.
PAPEL: jornais, revistas, caixas, papelão, envelopes, embalagens, cartolinas etc.
Vidro: potes, garrafas e cacos entre outros.
Metal: latas, pregos, sucatas de ferro e cobre entre outros.
         E na outra:
Restos de comida, papel higiênico, cascas, lenços, guardanapos de papel, fraldas, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, madeiras etc.
         Depois disso, é só procurar uma cooperativa ou se informar sobre catadores de recicláveis na sua região para doar o que você separou.
Algumas dicas importantes:
·         o nosso vizinho Arsenal da Esperança recebe papel e garrafas PET para reciclagem!
·         pilhas e baterias usadas têm descarte especial e não devem ser colocadas com os outros materiais. Desde a Quarta-feira de Cinzas (09/03), há em nossa paróquia uma caixa na qual você pode depositar esse tipo de material. A paróquia se responsabiliza por levar o que for coletado a um posto autorizado.
·         sempre que descartar vidro (quebrado ou não) procure embrulhar com jornal para evitar que alguém se corte ao pegar o material.

É fácil e faz toda diferença!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Jubileu da Esperança 2025: tudo que você precisa saber sobre o Ano Santo

A cada 25 anos, a Igreja do mundo todo celebra um ano santo jubilar, trata-se de um ano de graças especiais, ou como definiu o Papa Francisco: "u m dom especial de graça, caraterizado pelo perdão dos pecados e, em particular, pela indulgência, expressão plena da misericórdia de Deus." A partir do próximo dia 24 de dezembro, viveremos mais um Jubileu, o Ano Santo da Esperança. Com o tema Peregrinos da Esperança, o Santo Padre nos exorta na bula de proclamação: Penso em todos os  peregrinos de esperança , que chegarão a Roma para viver o Ano Santo e em quantos, não podendo vir à Cidade dos apóstolos Pedro e Paulo, vão celebrá-lo nas Igrejas particulares. Possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, «porta» de salvação (cf.  Jo  10, 7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a «nossa esperança» ( 1 Tm  1, 1). Como viver o Jubileu?  Para aproveitar ao máximo as graças des...