Neste período de 40 dias (da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos) que antecedem a festa ápice do Cristianismo (a ressurreição de Jesus Cristo, vivida no Domingo de Páscoa), somos chamados à oração, ao jejum e a ter atenção aos necessitados.Todo cristão tem a possibilidade de se preparar para a Páscoa, refletindo sobre a própria vida, buscando sempre a mudança e a conversão.
É o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Devemos retirar de nossos corações tudo que nos afasta Deus e dos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus e, com isso, aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. Aprendemos também a olhar as necessidades do próximo, dessa forma, são 40 dias para rever nossos conceitos e praticar atos concretos de oração e caridade.
“§ 540 - (...) ‘Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado’ (Hb 4,15). A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto.
§ 1095 - É por isso que a Igreja, particularmente no advento, na quaresma e sobretudo na noite de Páscoa, relê e revive todos esses grandes acontecimentos da história da salvação no "hoje" de sua liturgia. Mas isso exige também que a catequese ajude os fiéis a se abrirem a esta compreensão ‘espiritual’ da economia da salvação, tal como a liturgia da Igreja a manifesta e no-la faz viver.
§ 1438 - Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias).” (Catecismo da Igreja Católica)
Todos os anos, com a proximidade da Quaresma, o Papa nos envia uma mensagem especial, na qual nos explica como viver esse tempo. A mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2011 já foi divulgada e está disponível no site da Arquidiocese:
Esse ano, a Quaresma tem início no dia 9 de março.
Próximos eventos:
04/03 – 20 h: Missa do Sagrado Coração
05/03 – 14h30: CPP
09/03 – 9 h e 20 h*: Missa de Cinzas
*A missa das 20 h será no Arsenal da Esperança.
Comentários
Postar um comentário