Pular para o conteúdo principal

Domingo de Ramos


“E trouxeram a Jesus o jumentinho, sobre o qual deitaram seus mantos e fizeram Jesus montar. À sua passagem, muitas pessoas estendiam seus mantos no caminho. Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. E dizia: Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!”

         É com essa imagem que começamos a Semana Santa: Jesus aclamado como Salvador, entra em Jerusalém montado em um jumentinho. O Rei em sua grandeza vem até nós de maneira simples e humilde. Vem até nós para cumprir a promessa de nos salvar.
Mas o Reino Dele não é deste mundo e comentando essa cena evangélica, João Paulo II nos lembrou que Jesus não entendeu a sua existência terrena como procura do poder, como ânsia de êxito e de fazer carreira, ou como vontade de domínio sobre os outros. Pelo contrário, renunciou aos privilégios da sua igualdade com Deus, assumiu a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens, e obedeceu ao projeto do Pai até à morte na Cruz (Homilia, 8-IV-2001).
Jesus entra na cidade ciente de tudo o que se passará com ele. Desde a traição de Judas até o último suspiro na cruz. Mas nem por isso deixa de cumprir sua missão e de instituir, na Santa Ceia, a Sagrada Eucaristia e seu novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.
No Domingo de Ramos, os evangelhos nos levam não só à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, mas também à sua Paixão e morte. Louvamos e crucificamos Jesus em um curto espaço de tempo. Porém, temos a chance de reconhecer, nesse gesto de amor infinito, a bondade de Deus Pai que entregou seu filho para a salvação do mundo.
A Semana Santa nos dá a oportunidade de reviver os momentos fundamentais da nossa Redenção. Para isso, somos chamados à profunda reflexão do sofrimento de Jesus, passo a passo, para que com isso aprendamos a enxergá-lo no próximo e na Eucaristia. Assim, caminhamos parar triunfar com Ele na Páscoa da Ressurreição.

Comentários

  1. Olá estimados irmãos !!!

    Começamos nossa vivência da Semana Santa !!! Vivamos com amor, sensibilidade e caminhemos do da Santa Ceia ao Calvário, para enfim, ressuscitarmos com Cristo, pois se não fazemos esta experiência, pouco aproveitaremos do que a Semana Santa têm a proporcionar !!!

    Fiquemos com Deus, nos braços de Nossa Senhora !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v