§529 - A apresentação de Jesus no Templo mostra-o como o Primogênito pertencente ao Senhor. Com Simeão e Ana, é toda a espera de Israel que vem ao encontro de seu Salvador (a tradição bizantina designa com este termo tal acontecimento). Jesus é reconhecido como o Messias tão esperado, "luz das nações" e "Glória de Israel", mas também "sinal de contradição". A espada de dor predita a Maria anuncia esta outra oblação, perfeita e única, da Cruz, que dará a salvação que Deus "preparou diante de todos os povos".
A partir dessa festa, nasceu a devoção a Nossa Senhora das Candeias. De acordo com a tradição judaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo até 40 dias após o parto. Completado esse tempo, deveriam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se.
Desta forma, conforme acompanhamos nas leituras da celebração, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir a lei e ele lhes disse:
"Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo" (Lucas, 2, 29-33)
Por conta dessa imagem de "Luz para aclarar os gentios", Maria é tida como o meio pelo qual essa luz nos chega. Motivo pelo qual a celebração começa com uma pequena procissão de velas acesas.
Em uma reflexão muito interessante acerca do mistério da apresentação do Menino Jesus no templo, o site Arautos do Evangelho coloca pontos interessantes, explicando os costumes da época e exaltando a humildade de Maria e José ao cumprirem todos os preceitos, mesmo sendo a família do Salvador. O texto está disponível no link: http://arautos.org/artigo/3061/A-apresentacao-do-Menino-Jesus-no-templo-e-a-purificacao-de-Maria.html
Lembrando que a missa em nossa comunidade nessa quinta-feira será às 7 h da manhã.
Além disso, nesse mesmo dia, nosso Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer comemora 10 anos de ordenação episcopal e a missa de ação de graças será às 20 h, na Paróquia de Sant'Ana.
E, ainda, na sexta-feira, dia 3, primeira do mês, temos nossa Missa do Sagrado Coração de Jesus, às 20 h , com a bênção da garganta, por conta do dia de São Brás.
Comentários
Postar um comentário