Se bem repararmos, nas últimas semanas refletimos sobre as curas realizadas por Jesus, entre elas, a do leproso e do paralítico.
Nisso, vemos a preocupação de Nosso Senhor também com nossa saúde física.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade propõe o tema "A Fraternidade e a Saúde Pública", com o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8). Como forma de sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade.
"A Igreja, nessa Quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento, na morte. Levá-los, ao mesmo tempo, a exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a Terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado".
O objetivo geral da CF 2012 é: refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.
Para a OMS, a saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças". A partir de 2003, a OMS completou essa definição reconhecendo também o bem-estar espiritual como dimensão necessária para a saúde.
A pessoa, para ser saudável, precisa, portanto, de ambientes favoráveis nos âmbitos ecológico, social, alimentar, mental e espiritual.
(Os dados acima foram tirados do Texto-base da CF 2012)
Lembramos os horários das celebrações nesse início de quaresma:
- Quarta-feira de cinzas - Missa às 9h na Paróquia e às 20h no Arsenal da Esperança
- Sábado (25/02) - reunião da novena de preparação para a Páscoa após a missa das 17h.
Comentários
Postar um comentário