Pular para o conteúdo principal

7º Aniversário de Pontificado do Papa Bento XVI



Em 19 de abril do ano 2005 o Cardeal Joseph Ratzinger, então Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, foi eleito para acontecer ao Papa João Paulo II na Cadeira do Pedro.


As primeiras palavras de Bento XVI ao início de seu pontificado recordaram o "grande Papa João Paulo II", e se definiu como um "simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor".
"Consola-me o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar também com instrumentos insuficientes, e sobre tudo confio em suas orações. Na glória do Senhor ressuscitado, confiados de sua ajuda permanente, caminhemos adiante, o Senhor nos ajudará e Maria Santíssima Mãe está de nossa parte", exclamou o Santo Padre diante de uma abarrotada Praça de São Pedro no dia de sua proclamação.

Neste dia tão significativo para a Igreja atual, todos os fiéis que queiram, poderão felicitar o Santo Padre escrevendo um email ao correio eletrônico que o Vaticano lançou na segunda-feira passada, com motivo do seu 85º aniversário e para festejar o início do oitavo ano de pontificado: auguri.benedettoxvi@vatican.va 
A Santa Sé difundiu o endereço e um link direto através do site oficial da Santa Sé: www.vatican.va no compartimento "Parabéns ao Santo Padre".

Joseph Ratzinger: O Papa da esperança

O Papa Bento XVI nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha) no dia 16 de abril de 1927, Sábado Santo, e neste mesmo dia foi batizado. Seu pai era um delegado de polícia proveniente de uma antiga família de agricultores da Baixa Baviera, de condições econômicas modestas, enquanto que sua mãe provinha de uma família de artesãos de Rimsting e antes de casar-se trabalhou de cozinheira em diversos hotéis.

A juventude de Joseph Ratzinger não foi fácil. A fé e a educação de sua família o prepararam para enfrentar a dura experiência que o regime nazista mantinha sob um clima de forte hostilidade contra a Igreja católica, e viu com seus olhos como os nazistas baterem no seu pároco antes da celebração da Santa Missa. Precisamente nessa complexa situação, descobriu a beleza e a verdade da fé em Cristo.

Desde 1946 a 1951 estudou filosofia e teologia na Escola superior de filosofia e teologia de Freising e na universidade de Munique, na Baviera. E em 29 de junho de 1951 recebeu a ordenação sacerdotal.

Joseph Ratzinger foi professor de teologia dogmática e fundamental em diversas escolas superiores da Alemanha, e no ano 1969 passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde ocupou também o cargo de vice-reitor da Universidade.

Desde 1962 a 1965 fez notáveis contribuições ao Concílio Vaticano II como "perito"; e em 25 de março de 1977, o Papa Paulo VI o nomeou arcebispo de Munich e Freising. Em 28 de maio recebeu a Ordenação episcopal.

Paulo VI o criou cardeal, com o título presbiteral de "Nossa Senhora da Consolação em Tiburtino", no consistório de 27 de junho do mesmo ano.

O Beato João Paulo II o nomeou Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional.

Na Cúria romana, foi membro do Conselho da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados; das Congregações para as Igrejas Orientais, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para os Bispos, para a Evangelização dos Povos, para a Educação Católica, para o Clero e para as Causas dos Santos.

Pertenceu aos Conselhos pontifícios para a Promoção da Unidade dos Cristãos e para a Cultura; do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica; e das Comissões pontifícias para a América Latina, "Ecclesia Dei", para a Interpretação autêntica do Código de Direito Canônico e para a Revisão do Código de Direito Canônico Oriental.

Fonte: ACI Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v