Você conhece a função de coroinha?
Antigamente o serviço do altar era feito pelos "meninos do coro": meninos adolescentes que participavam do coro das igrejas, daí o termo "coroinha", eles recitavam as orações e acompanhavam o sacerdote nas funções litúrgicas (cantar, servir o altar...). Quando a missa era rezada em latim, o povo não respondia às orações, apenas o coroinha é que recitava as respostas. Hoje, porém, o termo "acólito" vem sendo mais utilizado por ser mais abrangente e exato.
São várias as funções dos acólitos na paróquia, as quais começam antes da Santa Missa, com a preparação do Altar e do Missal, e se estendem até depois dela, com a responsabilidade da organização do espaço e retirada dos objetos utilizados.
Hoje, os grupos de acólitos não são só formados por meninos, mas também por meninas. A idade não é um empecilho, pelo contrário, o mais importante é participar e dedicar-se de coração a esse posto tão importante.
Além de sua função "prática", o acólito deve contar também com uma boa formação teórica, no que concerne à Liturgia, para que possa conhecer profundamente a realidade na qual está inserido e perceber sua real importância na Igreja de Cristo.
Essa importância do acólito é trazida na imagem do patrono, São Tarcísio, um coroinha, na Igreja de Roma, no século III. Nessa época, celebrava-se a Eucaristia embaixo da terra, nas catacumbas, devido à perseguição do imperador romano, Valeriano.
Um dia, às vésperas do martírio de um grande grupo de cristãos, o Papa Sisto II não sabia a quem mandar para levar a comunhão na prisão, pois seus diáconos também estavam presos. Foi então que o acólito Tarcísio, com apenas 12 anos, se ofereceu. Todos diziam que poderia ser morto, mas ele argumentou que ninguém desconfiaria de uma criança. Afirmou ainda que preferiria morrer a entregar a Eucaristia aos pagãos romanos. Diante disso, foi aceito. Passando por uma estrada chamada Via Ápia, alguns rapazes perceberam o modo cauteloso como Tarcísio segurava algo sob a roupa. Tentaram saber o que era. Como se recusasse a mostrar-lhes, apedrejaram-no até a morte. Quando foram procurar o que Tarcísio levava, as hóstias haviam sumido misteriosamente. Um soldado cristão viu Tarcísio caído e o levou às catacumbas, onde foi sepultado.
Essa é a principal função de um acólito: guardar o Cristo.
Nossa Paróquia está em busca de novos coroinhas! Se você conhece algum jovem interessado, peça-o para entrar em contato. As informações estão no cartaz acima!
Curta nossa FanPage no Facebook!
Olá amados do Senhor, como estão ? Obrigado pela disponibilidade e a qualidade na divulgação. Completando, servir na Eucaristia é uma graça inexplicável, na oração mais sublime da Igreja. Venham participar conosco !!! Que São Tarcísio, rogai por nós !!!
ResponderExcluir