Começamos, neste fim de semana, mais um Ano Litúrgico, com o Advento. Neste tempo, somos chamados a viver a esperança da vinda do Senhor, preparando-nos para sua chegada.
Nesta primeira semana, a Liturgia nos convida a uma atitude de conversão. Devemos estar atentos para a chegada do "Filho do Homem":
"Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem" (Lc 21, 36)
Esse tempo de preparo tem uma símbolos que em muito nos ajudam a reforçar o sentido desse momento. Um deles é a Coroa do Advento. Uma espécie de guirlanda, feita com ramos verdes, fitas vermelhas e as 4 velas do Advento.
Cada um dos elementos da Coroa tem um significado especial:
- Círculo: O círculo não tem princípio, nem fim. É interpretado como sinal do amor de Deus que é eterno, não tendo princípio e nem fim. O círculo simboliza também o amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve se acabar, chegar ao fim. O círculo ainda traz a ideia de um "elo" de união que liga Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".
- Ramos verdes: Verde é a cor que representa a esperança, a vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida terrena. Os ramos verdes lembram as bênçãos que sobre os homens foram derramadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua primeira vinda entre nós e que, agora, com uma esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na segunda e definitiva volta dEle.
- As quatro velas: O advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas. No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiencia de escuridão do pecado. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos)
Que Deus nos dê a graça de bem nos prepararmos para recebê-lo em nossas casas e corações!
Curta nossa FanPage no Facebook!
Campanha Natal da Esperança
Campanha pela JMJ Rio 2013
Curta nossa FanPage no Facebook!
Campanha Natal da Esperança
Campanha pela JMJ Rio 2013
Comentários
Postar um comentário