Este ano, a festa da Conversão de São Paulo, padroeiro de nossa Arquidioceses, ganha momentos especiais de oração, de acordo com a orientação do nosso Cardeal, Dom Odilo Scherer.
Para preparar essa grande festa do dia 25, todas as paróquias são chamadas a realizar um Tríduo em honra de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro.
Você conhece a importância de Paulo em nossa Igreja?
Inicialmente chamado Saulo, o jovem fariseu nascido em Tarso, na Grécia, sempre foi um estudioso das Antigas Escrituras, mas isso não o ajudou a aceitar de pronto a vinda e a promessa de Jesus Cristo. Pelo contrário, Saulo foi um dos maiores inimigos dos primeiros cristãos, tendo perseguido e aprisionado muitos por conta da fé no Filho de Deus.
"Acreditando "que devia fazer a maior oposição ao nome de Jesus de Nazaré" (At 26, 9), entrava nas casas dos fiéis e arrancava delas homens e mulheres para entregálos à prisão (cf. At 8, 3); chegava a maltratá-los para obrigá-los a blasfemar (cf. At 26, 11). Não contente com devastar apenas a Igreja de Jerusalém, foi apresentar-se ao príncipe dos sacerdotes, pedindo-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de prender, nessa cidade, todos os que se proclamassem seguidores da nova doutrina (cf. At 9, 2)."
Mal sabia Saulo que a revelação do Senhor Jesus o aguardava em Damasco.
"Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu.
Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?"
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo.
Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer."
Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.
Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco.
E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada." (At 9, 3-9)
Mas o mesmo Jesus que tirou a visão de Saulo levou até ele um discípulo para devolver-lhe a visão dos olhos e da alma. Cheio do Espírito Santo, Saulo se converteu e foi batizado. E este novo homem, Paulo, é um dos grandes responsáveis pela caminhada da Igreja em seus primeiros anos.
"Após o diálogo com Cristo Ressuscitado, Paulo, de perseguidor dos cristãos torna-se um homem novo, o mais ardente missionário do Evangelho, que irá dedicar o resto da sua vida a Cristo, numa contínua identificação com Ele ao ponto de poder dizer: «Para mim viver é Cristo» (Fl 1-21); «Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim.» (Gl 2,20)"
Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito.
Paulo é chamado “o Apóstolo” por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de fato a personalidade mais importante que conhecemos. É uma das pessoas mais interessantes e modernas de toda a literatura grega, e a sua Carta aos Coríntios é das obras mais significativas da humanidade.
Participe das celebrações em honra do Apóstolo Paulo em nossa comunidade!
Campanha pela JMJ Rio 2013
Comentários
Postar um comentário