Pular para o conteúdo principal

Apóstolo São Paulo, padroeiro da Arquidiocese

Este ano, a festa da Conversão de São Paulo, padroeiro de nossa Arquidioceses, ganha momentos especiais de oração, de acordo com a orientação do nosso Cardeal, Dom Odilo Scherer.

Dom Odilo lembra que a data, além de feriado civil, aniversário da cidade de São Paulo, deve ser comemorada como uma festa patronal, na qual, conforme prevê a liturgia, devem ser celebradas missas em todas as paróquias. “Conforme já foi divulgado, no mesmo dia 25, os fiéis também podem ganhar a indulgência prevista para o Ano da Fé”, recordou.


Para preparar essa grande festa do dia 25, todas as paróquias são chamadas a realizar um Tríduo em honra de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro.

Você conhece a importância de Paulo em nossa Igreja?


Inicialmente chamado Saulo, o jovem fariseu nascido em Tarso, na Grécia, sempre foi um estudioso das Antigas Escrituras, mas isso não o ajudou a aceitar de pronto a vinda e a promessa de Jesus Cristo. Pelo contrário, Saulo foi um dos maiores inimigos dos primeiros cristãos, tendo perseguido e aprisionado muitos por conta da fé no Filho de Deus.

"Acreditando "que devia fazer a maior oposição ao nome de Jesus de Nazaré" (At 26, 9), entrava nas casas dos fiéis e arrancava delas homens e mulheres para entregálos à prisão (cf. At 8, 3); chegava a maltratá-los para obrigá-los a blasfemar (cf. At 26, 11). Não contente com devastar apenas a Igreja de Jerusalém, foi apresentar-se ao príncipe dos sacerdotes, pedindo-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de prender, nessa cidade, todos os que se proclamassem seguidores da nova doutrina (cf. At 9, 2)."

Mal sabia Saulo que a revelação do Senhor Jesus o aguardava em Damasco. 

"Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu.
Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?"
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo.
Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer."
Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.
Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco.
E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada." (At 9, 3-9)
Mas o mesmo Jesus que tirou a visão de Saulo levou até ele um discípulo para devolver-lhe a visão dos olhos e da alma. Cheio do Espírito Santo, Saulo se converteu e foi batizado. E este novo homem, Paulo, é um dos grandes responsáveis pela caminhada da Igreja em seus primeiros anos.
"Após o diálogo com Cristo Ressuscitado, Paulo, de perseguidor dos cristãos torna-se um homem novo, o mais ardente missionário do Evangelho, que irá dedicar o resto da sua vida a Cristo, numa contínua identificação com Ele ao ponto de poder dizer: «Para mim viver é Cristo» (Fl 1-21); «Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim.» (Gl 2,20)"
Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito.
Paulo é chamado “o Apóstolo” por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de fato a personalidade mais importante que conhecemos. É uma das pessoas mais interessantes e modernas de toda a literatura grega, e a sua Carta aos Coríntios é das obras mais significativas da humanidade.

Participe das celebrações em honra do Apóstolo Paulo em nossa comunidade!
Curta nossa FanPage no Facebook
Campanha pela JMJ Rio 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Compreendendo a imagem do Sagrado Coração de Jesus

“ Queridos jovens, convido-os a preparar-se, na escola do Coração de Cristo, para confrontar com confiança os compromissos que os esperam no percurso da  vida ” (São João Paulo II) A sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Talvez todos tenhamos na mente a imagem do coração chagado do Senhor, mas será que conhecemos seus detalhes?  A imagem do Sagrado Coração de Jesus é a representação de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673. ( clique aqui para saber mais sobre isso ) Em um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Margarida teve uma visão de Jesus, da forma como vemos nas imagens do Sagrado Coração de Jesus pedindo para que ela começasse a divulgar esta devoção, tratando-se de uma imagem de origem divina com significados profundos e maravilhosos. O Coração fora do peito Na imagem do Sagrado Coração de Jesus, o primeiro símbolo que ...