Pular para o conteúdo principal

Festa do Batismo do Senhor: Papa batiza 20 crianças na Capela Sistina



Neste domingo 13 de janeiro, festa do Batismo do Senhor, Bento XVI celebra Missa na Capela Sistina, com a administração do batismo a 20 crianças. A celebração tem início às 9.45. Na oração dos fiéis, rezar-se-á nomeadamente pela família, como pequena Igreja doméstica, com especial referência aos pais, para que sejam capazes de educar os filhos na fé. Reza-se também por todas as crianças que sofrem maus tratos, fome ou doenças, para que o Senhor suscite sempre homens e mulheres capazes de se debruçarem sobre elas com caridade incansável e esperança tenaz.
Comentando o Evangelho do dia, Bento XVI fez notar que São Lucas sublinha “a via de abaixamento e de humildade que o Filho de Deus escolheu livremente para aderir ao projeto do Pai, para ser obediente à sua vontade de amor ao homem em tudo, até ao sacrifício da cruz”. Jesus dá início ao seu ministério público deslocando-se ao rio Jordão para receber de João um batismo de penitência e de conversão. Precisamente Aquele que é sem pecado junta-se aos pecadores para se fazer batizar, para realizar este gesto de penitência. “Jesus quer colocar-se da parte dos pecadores, tornando-se solidário com eles, exprimindo a proximidade de Deus. Jesus mostra-se solidário conosco, com a nossa dificuldade em nos convertermos, em deixar os nossos egoísmos, de nos desapegarmos dos nosso pecados, para nos dizer que se O aceitamos na nossa vida, Ele é capaz de nos aliviar e de nos conduzir às alturas de Deus Pai”. 
“Jesus imergiu-se realmente na nossa condição humana, viveu-a até ao mais profundo, exceto no pecado e está em condições de compreender a debilidade e a fragilidade. Ele compadece-se, escolhe sofrer com os homens, fazer-se penitente no meio deles.” É precisamente perante este ato de amor humilde da parte do Filho de Deus que se abrem os céus, se manifesta visivelmente o Espírito Santo e se ouve uma voz do Alto, do Pai que reconhece o seu Filho unigénito, o Amado.
Evocando então o batismo que estava para administrar, o Papa recordou que aquelas crianças estavam para ser “unidas de modo profundo e para sempre a Jesus, imersas no mistério da sua morte, fonte de vida, para participar na sua vida, para renascer para uma vida nova, tornando-se membros vivos do único corpo que é a Igreja.Dirigindo-se aos pais das crianças que estavam para ser batizadas, Bento XVI fez notar que ao pedir para os filhos este sacramento, eles testemunham a sua própria fé, a alegria de serem cristãos e de pertencerem à Igreja. “É a alegria que brota da consciência de terem recebido um grande dom de deus, precisamente a fé… É a alegria de nos reconhecermos filhos de Deus, de nos descobrirmos confiados às suas mãos, de nos sentirmos acolhidos num abraço de amor… numa relação pessoal com Jesus, relação que orienta toda a existência humana”. 
O Papa lembrou também aos padrinhos e madrinhas “a importante tarefa de apoiar e ajudar a obra educativa dos pais, acompanhando-os na transmissão das verdades da fé e no testemunho dos valores do Evangelho, fazendo crescer as crianças numa amizade cada vez mais profunda com o Senhor”. 

Fonte: news.va

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Compreendendo a imagem do Sagrado Coração de Jesus

“ Queridos jovens, convido-os a preparar-se, na escola do Coração de Cristo, para confrontar com confiança os compromissos que os esperam no percurso da  vida ” (São João Paulo II) A sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Talvez todos tenhamos na mente a imagem do coração chagado do Senhor, mas será que conhecemos seus detalhes?  A imagem do Sagrado Coração de Jesus é a representação de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673. ( clique aqui para saber mais sobre isso ) Em um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Margarida teve uma visão de Jesus, da forma como vemos nas imagens do Sagrado Coração de Jesus pedindo para que ela começasse a divulgar esta devoção, tratando-se de uma imagem de origem divina com significados profundos e maravilhosos. O Coração fora do peito Na imagem do Sagrado Coração de Jesus, o primeiro símbolo que ...