Pular para o conteúdo principal

Venha ser voluntário na Semana Missionária!


Já estamos na contagem regressiva para a Semana Missionária, o evento da Pré-JMJ que acontecerá em São Paulo de 16 a 20 de julho.

Esse evento será uma "primeira parada" dos peregrinos do mundo todo: antes de irem ao Rio de Janeiro, eles virão a São Paulo participar de várias atividades, o que possibilita que eles tenham uma primeira experiência com a juventude brasileira.

As Pré-Jornadas começaram em 1997. Por causa da JMJ de Paris, a Igreja na França promoveu esses encontros como um modo de facilitar a pastoral juvenil das dioceses francesas, de conseguir que a França inteira acolhesse aos peregrinos os peregrinos vindos de outros países e de animar os jovens a participar da JMJ.

A experiência foi tão boa que foi adotada também nas JMJs seguintes da Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Nesses países, as Pré-Jornadas incluíram atividades muito diversas: encontros com jovens e as famílias, concertos, vigílias de oração, trabalhos sociais para a comunidade ou os mais desfavorecidos, etc.


Os objetivos da "Semana Missionária" são muito parecidos com os da JMJ:

– Um encontro pessoal com Cristo que muda a vida e enche-a de alegria, especialmente nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação;

– Experiência vital da universalidade da Igreja católica como comunhão e da paternidade espiritual do Papa;

Redescobrimento da vocação batismal à santidade, chamados a ser membros ativos da Igreja, responsáveis pela nova evangelização do mundo contemporâneo;

As centenas de milhares de peregrinos que chegarão a nossa cidade serão acolhidas nas paróquias da Arquidiocese. Em nossa comunidade receberemos cerca de 100 jovens. Sendo assim, estamos nos organizando para que eles passem momentos muito especiais junto a nós e contamos com a ajuda de todos os paroquianos! 

São várias as formas de voluntariado durante a Pré-JMJ, veja algumas:

- Tem um espacinho sobrando em sua casa? Receba um peregrino! Não precisa se preocupar com nada, pois as refeições serão servidas na Paróquia e eles passarão o dia envolvidos em atividades, só precisam mesmo de um cantinho para dormir.

- Os peregrinos serão, em sua maioria, estrangeiros. Então, se você fala outras línguas, pode ajudar muito durante as atividades na Paróquia. Qualquer idioma é bem-vindo!

- Gosta de cozinhar? Essa é uma ótima oportunidade de treinar os seus dotes! Precisaremos de muitas mãos para alimentar nossos visitantes. 

- Que tal levar os peregrinos para conhecerem pontos turísticos de nossa cidade e acompanhá-los nos eventos que acontecerão fora da paróquia? 

- Vamos organizar momentos de oração, atividades culturais e ações solidárias envolvendo os peregrinos, então, você pode contribuir com sua criatividade!

Para ajudar em alguns (ou vários!) desses pontos, inscreva-se na secretaria da paróquia. E, qualquer dúvida, escreva para nós: nsaf.pascom@gmail.com

E se, além de ajudar na Pré-JMJ, você quer ir para o Rio participar da Jornada, informe-se como, também na secretaria.

Participe!

"Ide e fazei discípulos entre todas as nações!" (Mt 28, 19 - Lema da JMJ Rio 2013)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v