Pular para o conteúdo principal

Fraternidade e Juventude




A Campanha da Fraternidade de 2013 chamou a atenção para o lugar dos jovens na realidade da Igreja. Mas o que os jovens de nossa comunidade fizeram de fato durante essa quaresma?

O principal gesto, proporcionado pelo Arsenal da Esperança, foi a abertura d'A Praça. O que é A Praça? Nada mais é do que a proposta de dar nova vida ao espaço de nossa antiga capela, na Rua Dr. Almeida Lima.

Para quem não sabe, desde a construção de nossa nova "sede", a capela já abrigou vários movimentos da nossa Igreja, como a Toca de Assis e a Aliança de Misericórdia. Agora, sob responsabilidade do Arsenal da Esperança, a ideia é que o espaço se volte para a comunidade. Um lugar em que os jovens possam se encontrar para fazer mais pelo bairro, pela cidade e, por que não, pelo mundo.


Assim, durante as tardes de sábado desta Quaresma, A Praça esteve de portões abertos para receber os jovens. Fizeram de tudo um pouco, desde faxina até partidas de futebol na rua.


Com a aproximação do fim da Quaresma, faltava alguma coisa, um gesto que pudesse mostrar para toda a comunidade que os jovens estavam trabalhando...mas o quê? A resposta veio do Cristo, de seu exemplo de amor e entrega, que vive no coração de cada um de nós. Aproveitando a encenação da Condenação de Cristo, feita pelos acolhidos do Arsenal, o gesto foi decidido...e feito a mão!


Em um dos encontros, faltou luz na capela...mas isso não interrompeu a produção...

Entretanto, antes de realizar o gesto na Sexta-feira Santa, havia um outro momento para protagonizar..."Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz."




Na celebração da Sexta-feira Santa, enfim, os jovens realizaram o gesto da entrega dos logotipos da Jornada Mundial da Juventude, feitos a mão. O Cristo dentro de um coração, para que o memorial da morte do Senhor não nos fizesse esquecer que Ele vive em dentro de cada um de nós e que a história não termina no Calvário.



Nessa esperança da vitória em Cristo, que os projetos da juventude em nossa comunidade e em todo o mundo se fortaleçam.

E, lembre-se, A Praça é aberta para todos aos sábados, a partir das 14h.


Comentários

  1. comecei minha vida de discípula missionaria em 1987 na nossa senhora aparecida dos ferroviários e continuo a seguir jesus sendo discípula missionaria sendo discípula missionaria levando a p\alavra de Deus a todos que nme cercam

    ResponderExcluir
  2. hoje estou a serviço de Deus na paroquia são joao batista e faço aparte do apostolado da oração e faço o curso de comunicação para a paz no centro pastoral obrigada a quem me acolheu na época tinha 13 anos entrei na pascoa de 1987.
    obrigada ao carinho desta paroquia que me acolheu e me apresentou jesus na minh ADOLESCENCIA OBRIGADA ALESSASSANDRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,
      obrigada por suas palavras!
      Sinta-se sempre bem-vinda em nossa Paróquia.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v