Pular para o conteúdo principal

Por que celebramos São José Operário em nossa Comunidade?


Você sabe por que São José Operário tem um lugar tão especial em nossa Paróquia?
Apesar de nossa igreja ser dedicada a Nossa Senhora Aparecida, ela foi inaugurada em um 1º de maio, com a celebração de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Trabalhadores, no caso, das ferrovias, que têm papel fundamental na história de nossa comunidade.

Durante a Revolução de 1932 os operários da via ferroviária pediram proteção a Nossa Senhora Aparecida, já proclamada padroeira do Brasil, para que nenhum acidente acontecesse durante a construção.
A graça foi alcançada e em agradecimentos os operários decidiram homenagear a santa, então, transformaram uma das salas dos maquinistas em uma capela para abrigar a imagem de Nossa Senhora - uma das poucas réplicas idênticas à imagem original da Basílica de Aparecida.
Anualmente uma missa era celebrada seguida por uma procissão na qual a imagem visitava todas as dependências da seção de tráfego.
Logo a sala que abrigava os fiéis ficou pequena, e a missa passou a ser realizada no pátio da ferrovia, mas o número de devotos foi crescendo cada vez mais e a construção de um novo local se tornou primordial.
Através de muitas solicitações os funcionários da ferrovia conseguiram um terreno cedido pela Central do Brasil para a construção de uma igreja - a nossa Antiga Capela, na Rua Dr. Almeida Lima.
No ano de 1975, com grande alegria, a igreja foi oficialmente fundada pelo Bispo Dom Paulo Evaristo Arns, um grande marco para a Comunidade.

Sendo os ferroviários os fundadores de nossa Paróquia, São José Operário ocupa um lugar de honra ao lado de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Mãe, a quem devemos a graça que deu início a toda essa história. Por isso, celebramos essas duas festas em nossa Comunidade.

Venha fazer parte dessa história!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v