Você sabe por que São José Operário tem um lugar tão especial em nossa Paróquia?
Apesar de nossa igreja ser dedicada a Nossa Senhora Aparecida, ela foi inaugurada em um 1º de maio, com a celebração de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Trabalhadores, no caso, das ferrovias, que têm papel fundamental na história de nossa comunidade.
Durante a Revolução de 1932 os operários da via ferroviária pediram proteção a Nossa Senhora Aparecida, já proclamada padroeira do Brasil, para que nenhum acidente acontecesse durante a construção.
A graça foi alcançada e em agradecimentos os operários decidiram homenagear a santa, então, transformaram uma das salas dos maquinistas em uma capela para abrigar a imagem de Nossa Senhora - uma das poucas réplicas idênticas à imagem original da Basílica de Aparecida.
Anualmente uma missa era celebrada seguida por uma procissão na qual a imagem visitava todas as dependências da seção de tráfego.
Logo a sala que abrigava os fiéis ficou pequena, e a missa passou a ser realizada no pátio da ferrovia, mas o número de devotos foi crescendo cada vez mais e a construção de um novo local se tornou primordial.
Através de muitas solicitações os funcionários da ferrovia conseguiram um terreno cedido pela Central do Brasil para a construção de uma igreja - a nossa Antiga Capela, na Rua Dr. Almeida Lima.
No ano de 1975, com grande alegria, a igreja foi oficialmente fundada pelo Bispo Dom Paulo Evaristo Arns, um grande marco para a Comunidade.
Sendo os ferroviários os fundadores de nossa Paróquia, São José Operário ocupa um lugar de honra ao lado de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Mãe, a quem devemos a graça que deu início a toda essa história. Por isso, celebramos essas duas festas em nossa Comunidade.
Venha fazer parte dessa história!
Comentários
Postar um comentário