Pular para o conteúdo principal

4º Conta Comigo: 18 de maio

No próximo dia 18 de maio acontecerá a 4ª Edição do Encontro "Conta Comigo", promovido pelo Arsenal da Esperança, este ano com o tema "Quero a paz, não só para mim!".

O Conta Comigo consiste em um encontro em que adolescentes de várias escolas da cidade reúnem-se no Arsenal da Esperança para momentos de partilha, aprendizagem e ações concretas que, apesar de "pequenas", são um primeiro passo para mudar a realidade de muitas pessoas. 

O tema desse ano busca mostrar aos jovens e a toda sociedade que não é apenas a guerra que ameaça a paz de uma cidade, de um país ou mesmo de uma família. Existem muitos outros "inimigos" destruindo vidas e famílias nas ruas. E o Arsenal da Esperança acaba funcionando como um grande "baú" que guarda muitas dessas histórias. No dia 18 de maio, algumas dessas histórias serão contadas aos jovens estudantes, como forma de estimulá-los a não virar as costas para o próximo e a lutar por uma paz que inclua a todos: jovens ou não, brasileiros ou não, dependentes químicos ou não.

"A proposta do CONTA COMIGO não será dizer aos jovens participantes: “Vocês podem encarar e resolver todas as guerras complexas desta cidade”... Seria uma mensagem apressada e, talvez, irresponsável. Não, aquilo que compartilharemos e realizaremos, na manhã do dia 18 DE MAIO, será como dar um pequeno passo na direção da PAZ: reservar um pouco do nosso tempo para encontrar algumas situações, problemas, pessoas que a mídia, a sociedade e, muitas vezes, a nossa superficialidade rotulam e diminuem facilmente como o problema dos moradores de rua, das cracolândias, dos imigrantes, dos jovens infratores... 

Fazer com que essas pessoas comecem a entrar, pelo menos um pouco, no hall de nossa vida ajuda a superar a indiferença, o medo, a desarmar muitos preconceitos, a começar a olhar os outros de outra forma, entendendo que ninguém pode ser considerado um problema, um excluído, um estrangeiro, um sem esperança, mas, sim, uma pessoa como nós, cujo problema não só nos interpela, mas nos ajuda a crescer, a entender quem somos, a descobrir em nós capacidades que nem teríamos imaginado e a colocá-las à disposição, em benefício de todos, NÃO SÓ PARA MIM." (Blog Arsenal da Esperança)

Durante o Encontro, os participantes são chamados a praticar ações dentro e fora do Arsenal da Esperança. Por exemplo, arrumar os mais de 1.000 leitos, dobrar centenas de toalhas, ajudar no preparo das refeições...

Nossa Paróquia participa do Conta Comigo?


Sim!! Os jovens de nossa comunidade participaram o ano passado e participarão novamente em 2013! Clique aqui para ver como foi essa participação.

Esse ano, novamente, os jovens da Paróquia saírão pelas ruas de nossa região em busca de doações de ROUPAS usadas em bom estado e de ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS. Sendo assim, separe suas doações e prepare-se para a passagem dos jovens, a partir das 10h do dia 18 de maio!

E se você quiser ajudar e participar de outra forma, é só entrar em contato com Arsenal da Esperança.

Toda ajuda é bem-vinda e agradecemos desde já!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v