Pular para o conteúdo principal

Nota da CNBB sobre a Lei nº 12.845/13

"Ao reconhecer a importância e a necessidade da lei que garante o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual (Lei 12.845/2013), sancionada pela Presidente da República, nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2013, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB lamenta profundamente que o Artigo 2º e os incisos IV e VII do Artigo 3º da referida lei não tenham sido vetados pela Presidente da República, conforme pedido de várias entidades.

A nova lei foi aprovada pelo Congresso com rápida tramitação, sem o adequado e necessário debate parlamentar e público, como o exige a natureza grave e complexa da matéria. Gerou-se, desta forma, imprecisão terminológica e conceitual em diversos dispositivos do texto, com riscos de má interpretação e implementação, conforme evidenciado por importantes juristas e médicos do Brasil.

A opção da Presidente pelo envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional, para reparar as imprecisões técnicas constantes na nova lei, dá razão ao pedido das entidades.

O Congresso Nacional tem, portanto, a responsabilidade de reparar os equívocos da Lei 12.845/2013 que, dependendo do modo como venha a ser interpretada, entre outras coisas, pode interferir no direito constitucional de objeção de consciência, inclusive no respeito incondicional à vida humana individual já existente e em desenvolvimento no útero materno, facilitando a prática do aborto."
Cardeal Raymundo Damasceno Assis 
Dom José Belisário da Silva
Dom Leonardo Ulrich Steiner

Por traz de uma lei que parece ser boa existem várias questões problemáticas e de apoio ao aborto!
O abuso e violência sexuais devem ser combatidos e quem sofre violência sexual merece apoio e acompanhamento psicológico (já recebiam). O que esta lei traz é a garantia de um aborto (ainda que não com estas palavras).
Lembremos que a pílula do dia seguinte que está sendo distribuida não impede a fecundação, é abortiva! E quando não causa o aborto causa complicações graves no feto e na gravidez.
Jesus veio nos ensinar a vida, não a morte. Quem comete crime tem de ser punido. Mas nosso sim sempre será o sim pela vida.
Quem sofre abuso sexual é vítima e precisa de apoio. Mas toda criança gerada por abuso sexual é vítima também e também precisa de apoio e não se ser morta, vitimada mais uma vez. 
Em que somos melhores que os assassinos e estupradores se fechamos os olhos para isso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Jubileu da Esperança 2025: tudo que você precisa saber sobre o Ano Santo

A cada 25 anos, a Igreja do mundo todo celebra um ano santo jubilar, trata-se de um ano de graças especiais, ou como definiu o Papa Francisco: "u m dom especial de graça, caraterizado pelo perdão dos pecados e, em particular, pela indulgência, expressão plena da misericórdia de Deus." A partir do próximo dia 24 de dezembro, viveremos mais um Jubileu, o Ano Santo da Esperança. Com o tema Peregrinos da Esperança, o Santo Padre nos exorta na bula de proclamação: Penso em todos os  peregrinos de esperança , que chegarão a Roma para viver o Ano Santo e em quantos, não podendo vir à Cidade dos apóstolos Pedro e Paulo, vão celebrá-lo nas Igrejas particulares. Possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, «porta» de salvação (cf.  Jo  10, 7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a «nossa esperança» ( 1 Tm  1, 1). Como viver o Jubileu?  Para aproveitar ao máximo as graças des...