Começa hoje e vai até o próximo dia 7 de outubro a Semana Nacional da Vida (SNV), que é encerrada no dia 8, com o Dia do Nascituro.
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que já vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.
Nessa semana, somos chamados a refletir sobre nosso papel na defesa da vida humana, seja da vida no ventre da mãe, da vida do irmão que pede nossa ajuda, dos nossos pais e avôs idosos e até mesmo lutando e rezando pela PAZ.
Cuidar da vida é lutar por um mundo mais justo, em que todos possam nascer, crescer e viver com dignidade. Isso implica, inclusive, ações por parte do governo, como investimentos em saúde e segurança pública.
"A vida humana é sagrada porque desde sua origem ela encerra a ação criadora de Deus e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim; ninguém, em nenhuma circunstância, pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente." (Catecismo da Igreja Católica, § 2258)
Nesse sentido, como cristãos, somos chamados a defender a vida dos mais frágeis, entre eles, o nascituro, ou seja, "aquele que há de nascer". O Catecismo também nos ensina que a vida existe desde o momento da concepção:
"Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada, porque a pessoa humana foi querida por si mesma à imagem e à semelhança do Deus vivo e santo." (§ 2319)
Neste ponto, devemos estar prontos para recusar toda e qualquer forma de ameaça à vida, entre elas, as ações de incentivo ao aborto.
"Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido. Deus, senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem. Por isso a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O aborto e o infanticídio são crimes nefandos.
Desde a concepção, a criança tem o direito à vida. O aborto direto, isto é, o que se quer como um fim ou como um meio, é uma pratica infame, gravemente contrária à lei moral." (Catecismo da Igreja Católica)
A melhor maneira de praticar o mandamento de amor deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo é nos posicionando ativamente em relação às questões de nosso tempo que representam ameaça à vida humana.
Durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, que começa na próxima quinta-feira, dia 3, colocaremos entre nossas intenções a vida humana em todos seus momentos, principalmente, pelo direito de nascer.
Participe conosco!
Comentários
Postar um comentário