A celebração do Dia do Nascituro nesta terça-feira, 8, marca o encerramento da Semana Nacional da Vida, iniciativa promovida pela Igreja católica no Brasil desde 2005. A palavra nascituro é original do latim e significa “aquele que há de nascer”, que “foi gerado e ainda não nasceu”.
"O nascituro é aquela pessoa que ainda não veio à luz, mas já está vivendo no ventre materno e que merece todo carinho para que seja acolhido no momento de nascer, e acolhido pelo resto da vida. Para que possa ter uma família que o ama, e ter pessoas que cuidam dele ajudando a alcançar a maturidade", esclarece o Bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a família da CNBB, Dom João Carlos Petrini.
O Dia do Nascituro pretende resguardar os direitos do feto, enquanto ser humano que ainda está no ventre materno. Em todo o Brasil, inúmeras iniciativas marcam este dia de celebração e de defesa da vida.
Sendo de tão grande valor e beleza, a vida do nascituro deve ser celebrada. Celebrando o Dia do Nascituro queremos também protegê-lo ao suscitarmos nas pessoas, nas famílias e na sociedade, a consciência de que os nascituros têm o direito à proteção de sua saúde e vida, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. Celebrando o nascituro, celebramos a vida de cada ser humano, porque todos, invariavelmente, foram ou serão um dia um nascituro. (André L. Botelho de Andrade, teólogo)
"O segredo da vida cristã é o amor. Só o amor preenche os vazios, as voragens que o mal abre nos corações." (Papa Francisco)
Comentários
Postar um comentário