Uma das iniciativas da Arquidiocese de São Paulo no Ano Fé são as peregrinações das seis regiões episcopais à Catedral da Sé, que começou com a Região Ipiranga no último domingo de agosto. O objetivo destas peregrinações é levar o povo da Arquidiocese de São Paulo a renovar a fé junto ao Arcebispo, ao Bispo e a todo clero da região a que se pertence.
Dessa forma, no próximo domingo, dia 27, será a vez da Região Sé, à qual nossa paróquia pertence, fazer a sua peregrinação à Catedral da Sé. Os fiéis devem dirigir-se ao Mosteiro de São Bento, de onde sairão, às 14h, em peregrinação rumo à Catedral da Sé, para a Celebração que começará às 15h e será presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer e Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Região.
O Ano da Fé
Com a Carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro de 2011, o Santo Padre Bento XVI convocou um Ano da Fé. Ele começará no dia 11 de outubro 2012, por ocasião do qüinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e terminará aos 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é “o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”. [1] Fundamentada no encontro com Jesus Cristo ressuscitado, a fé poderá ser redescoberta na sua integridade e em todo o seu esplendor. “Também nos nossos dias a fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar” para que o Senhor “conceda a cada um de nós viver a beleza e a alegria de sermos cristãos”[2].
O início do Ano da Fé coincide com a grata recordação de dois grandes eventos que marcaram a face da Igreja nos nossos dias: o qüinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, desejado pelo beato João XXIII (11 de outubro de 1962), e o vigésimo aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, oferecido à Igreja pelo beato João Paulo II (11 de outubro de 1992).
Clique aqui e leia a Carta Apostólica "Porta Fidei", do Papa Emérito Bento XVI, por meio da qual foi proclamado o Ano da Fé.
Comentários
Postar um comentário