Pular para o conteúdo principal

Curso de teologia no Setor Belém

Estão abertas as inscrições do curso de Teologia para Leigos, oferecido no Centro Pastoral São José (Paróquia São José do Belém).
O curso, com duração de 3 anos, está organizado em aulas semanais, que acontecem às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, sendo a carga horária total é de 192 h/aula. 
O valor mensal é de R$ 25,00. Alunos com frequência igual ou maior que 75% recebem certificado de participação no final do curso.
Os principais objetivos são:
* Responder aos constantes apelos da Igreja de São Paulo e à permanente necessidade de formação dos agentes evangelizadores, como pede o Documento de Aparecida.
* Incentivar e qualificar leigos e leigas como educadores da fé.
* Desenvolver um conhecimento interdisciplinar sobre assuntos da fé Cristã Católica.
Início do curso: 10 de fevereiro de 2014.
Organização esquemática das disciplinas
Introdução à Teologia e introdução à Bíblia (disciplinas básicas para cursar as demais seções)
1) Seção Bíblia
1a. Introdução à Biblia
1b. Antigo Testamento e Novo Testamento (leitura orante da Bíblia)
2) Seção Teologia
2a. Introdução à Teologia
2b. Eclesiologia
2c. Liturgia
2d. Sacramentos
2e. Cristologia
2f. Pneumatologia
2g. Mariologia
2h. Trindade
2i. Escatologia
3) Seção Pastoral
3a. Missiologia
3b. Pastoral Urbana
4) Seção História da Igreja
4a. História da Igreja
Para mais informações, entrar em contato por telefone: 11 2693-0287 ou por e-mail: teologiasbelem2009@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v