Pular para o conteúdo principal

Em 2014, queremos SER Igreja!


Sim! Em 2014, queremos SER Igreja, não apenas "estar" na Igreja. Como sugerem as palavras do Papa Francisco, todos temos um lugar especial na Igreja de Cristo porque somos, nós mesmos, membros deste mesmo corpo

Essa Igreja de que falamos não são as quatro paredes da nossa querida paróquia, nem mesmo as monumentais colunas da Catedral da Sé. Essa Igreja que somos deve ser refletida nos vários âmbitos de nossas vidas: ser cristão a todo o tempo, não apenas no natal ou aos domingos; ser cristão no trabalho, na escola e nas atividades que desenvolvemos ao longo da semana; ser cristão em casa, no convívio com a família e nos momentos com os amigos; ser cristão e ser Igreja no olhar carinhoso e preocupado para com as mazelas do mundo, os irmãos carentes, o meio ambiente, a corrupção que muitas vezes nos cerca...

Ir à Igreja é sem dúvida muito importante e necessário, afinal, é lá que podemos, de fato, encontrar o Cristo Sacramentado. Podemos aprender mais sobre sua palavra e rezar em comunidade. Mas e quando de lá saímos? O que fazemos com tudo que recebemos? Este tesouro não pode ficar guardadoPor isso, podemos e devemos fazer um propósito para esse ano que se inicia: tentar ao máximo fazer valer este lugar que Deus tem para nós em sua obra. Sim, porque Deus é onipotente, mas nem por isso dispensa a nossa ajuda.

Nesse sentido, listamos a seguir várias opções de grupos e atividades que acontecem em nossa comunidade, paróquia e Arsenal da Esperança, só para ilustrar como você pode doar um pouco do seu tempo, da sua energia para o bem de outras pessoas e para o bom funcionamento da paróquia

Começamos pelo projeto "Seja Voluntário na Paróquia", que será colocado em prática este ano. Muitas pessoas já se inscreveram, e ainda temos lugar para muitas mais! O objetivo é que as pessoas coloquem suas profissões à disposição da comunidade. Professores, médicos, advogados, atores, dançarinos, donas de casa: todos são bem-vindos! Os interessados podem preencher uma pequena ficha na Secretaria e aguardar o contato da paróquia.



Falando em voluntários, o Arsenal da Esperança também acolhe todos aqueles que têm vontade de ajudar. Muitos paroquianos já fazem parte do grupo de voluntários do Arsenal, trabalhando na Biblioteca, no Bazar e também como professores de português - para nativos e também para os estrangeiros que são cada vez mais numerosos na Casa. Existem várias outras áreas atendidas pelo Arsenal em que você pode ajudar. Entre em contato com os missionários do Sermig e saiba mais (arsenaldaesperanca@sermig.org.br).

Outro projeto que une a paróquia e o Arsenal da Esperança é "A Praça". Como muitos já sabem, seja com gincanas para as crianças, mutirões de limpeza,  momentos de oração ou surpresas nas procissões e festas, o grupo de amigos que se reúne todos os sábados, a partir das 14h30 na antiga capela, tem um desejo em comum: dar vida ao mundo começando pelo nosso bairro. Hoje, o grupo de jovens da Comunidade se dedica a este projeto, mas não são apenas eles que podem fazer parte desse grupo tão especial: as portas da Capela estão abertas a todos!

Voltando à nossa paróquia, um aspecto muito importante para a participação da comunidade são os grupos pastorais. As pastorais são as "áreas de atuação" de uma paróquia, seja dentro ou fora do espaço físico dela. Alguns exemplos das pastorais que temos em nossa comunidade são:
- Acolhida: sabe aquelas pessoas que nos recebem com um belo sorriso no rosto quando chegamos na paróquia? Então, elas fazem parte da Pastoral da Acolhida que, como o nome já diz, estão prontas a nos receber e orientar durante as missas. Se você quiser saber mais sobre esta pastoral, converse com uma dessas moças tão simpáticas antes ou após as missas.
- Coroinhas: este grupo tão importante nas celebrações também está aberto a novos membros. Os coroinhas têm participação ativa na comunidade e se reúnem em encontros de formação semanais. Crianças e adolescentes são muito bem-vindos! Para mais informações, os contatos são Mário e Fábio (mariokroissfcar@yahoo.com.br / fabiordsc_10@hotmail.com)
- Comunicação: blog, Facebook, e-mail...são muitos os meios de comunicação que podem auxiliar no trabalho de evangelizar. Nossa comunidade conta com um pequeno grupo que se dedica a este trabalho, e está de braços abertos àqueles que quiserem colaborar e fazer parte desta pastoral. Informações: nsaf.pascom@gmail.com
- Leitores: faz toda a diferença quando as leituras das missas são feitas em "alto e bom tom", não é mesmo? É por isso que já há algum tempo algumas pessoas dedicam um pouco do seu tempo para aprofundar e aperfeiçoar as leituras nas celebrações. Caso você queira fazer parte desse grupo, procure a Tameia (tameiamedeiros@hotmail.com)
- Música: você gosta de cantar ou toca algum instrumento? Que tal fazer parte do grupo de música de nossa paróquia? Fale com o Zé (ja_va@uol.com.br) ou com o Fernando (fernando.daniel2004@gmail.com).
- Criança e idoso: essas pastorais não existem atualmente em nossa paróquia, mas está entre os planos de 2014 coloca-las em prática. Você gostaria de ajudar? Procure a secretaria da Paróquia.
Obs.: Em todos os casos, você pode falar pessoalmente com membros das pastorais antes ou depois das missas, e não necessariamente por e-mail ;)

Esses são apenas alguns exemplos de atividades que acontecem em nossa paróquia. Para conhecer os outros, você pode entrar em contato com a secretaria ou com a Pastoral da Comunicação, pelo e-mail já citado acima.

Vamos fazer de 2014 um ano extremamente ativo, durante o qual vamos crescer como comunidade, como irmãos e como Igreja! Contamos com você!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v