A “1ª Caminhada Batuca-Bresser”, organizada pelo grupo A PRAÇA, do qual participam jovens e amigos do Arsenal da Esperança e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, tem o objetivo de ser uma MANIFESTAÇÃO CULTURAL que ajude trazer para o presente de forma positiva a história da região Bresser-Mooca, fortalecendo a identidade do bairro como um LOCAL ACOLHEDOR pelo qual passaram e ainda passam inúmeros migrantes, vindos de diversos locais do Brasil e do mundo.
Motivado pela história de nosso bairro, originalmente nascido a partir da Hospedaria do Imigrante, o Batuca-Bresser tem por objetivo valorizar essa característica acolhedora, dado que, mesmo após a extinção da hospedaria, a região continua sendo uma área de “trânsito” de pessoas, tanto pelo trabalho de acolhida do Arsenal da Esperança, quanto pela presença das Universidades São Judas e Anhembi Morumbi, que acabam atraindo dezenas de estudantes para a região, além, é claro, do movimento de expansão ocasionado pela presença do metrô, a construção de novos condomínios e abertura de empresas na área. Pode-se dizer que poucos bairros acolheram tantas pessoas, tantas histórias e tantas culturas como o nosso. Apesar dos problemas de ordem social (como a invasão de áreas abandonadas, aumento do número de moradores de rua, entre outros), não devemos esquecer a vocação acolhedora que toda essa história nos dá.
Inspirada nos tradicionais blocos de carnaval de rua e influenciada pelo tema “Copa do Mundo”, a caminhada reunirá participantes, que seguirão em marcha por algumas ruas cantando e tocando músicas em INSTRUMENTOS FEITOS COM SUCATA e fazendo brincadeiras que remetam ao futebol.
Durante pouco mais de um mês, jovens, crianças e adultos se reuniram na Antiga Capela dos Ferroviários para ensaiar as marchinhas criadas especialmente para o Batuca-Bresser. Contamos com a ajuda de muitos voluntários, como o músico Nelson Machado, que deu uma super aula de bateria e rítmica no primeiro ensaio. A partir daí, nossa Bateria tomou corpo e ritmo!
Esperamos você e sua família, sábado, às 15h, nA Praça!
Nota: Devido ao forte calor, recomendamos que todos venham "protegidos" da melhor maneira possível. Protetor solar, boné e muita água são muito importantes.
Comentários
Postar um comentário