Pular para o conteúdo principal

Dom Tarcísio sobre a iniciação à vida cristã


O Boletim informativo da Região Sé, "O Testemunho", vem publicando uma série de artigos de Dom Tarcísio Scaramussa com o título de "Caminhos da Iniciação Cristã à luz da ‘Alegria do Evangelho'". Os textos trazem reflexões que nos ajudam a entender como se dá a formação do católico num percurso que visa não apenas a celebração dos sacramentos, mas a uma verdadeira "vida cristã", na qual os sacramentos e os compromissos com eles assumidos são, de fato, vividos no dia a dia do fiel.

Nesse sentido, reproduzimos, a seguir, o primeiro dos artigos, publicado no mês de maio, assim como os respectivos links para os textos seguintes.

Em Aparecida, ao final da peregrinação de nossa Arquidiocese, e onde participamos da Assembleia anual da CNBB, dou sequência à reflexão sobre a iniciação como caminho de seguimento de Jesus Cristo, na Igreja. Depois de ter lembrado anteriormente o destaque que a exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, do papa Francisco, dá à Catequese mistagógica, como caminho de formação e de amadurecimento (cf. EG 160 e 166), quero destacar da mesma Exortação mais algumas indicações de caminhos necessários neste processo de formação do discípulo missionário.

A alegria marca a experiência do encontro com o Senhor, desde o primeiro momento, e dura por toda a vida. A iniciação, portanto, coloca a pessoa nesta dinâmica da alegria. O Papa cita várias passagens bíblicas iluminadoras e estimulantes, e ressalta também a alegria que caracteriza a vida das primeiras comunidades: ”por onde passaram os discípulos ‘houve grande alegria’ (At 8, 8); e eles, no meio da perseguição, ‘estavam cheios de alegria’ (At 13, 52). Um eunuco, recém-batizado, ‘seguiu o seu caminho cheio de alegria’ (At 8, 39); e o carcereiro ‘entregou-se, com a família, à alegria de ter acreditado em Deus’ (At 16, 34). Por que não havemos de entrar, também nós, nesta torrente de alegria”, conclui o Papa (EG 5). A vida das primeiras comunidades é iluminadora para a Iniciação Cristã em seus valores fundamentais geradores de alegria: perseverança no ensinamento dos apóstolos, comunhão fraterna, participação na Eucaristia, vida de oração!

O caminho da iniciação passa pelo reconhecimento dos outros, que inclui a abertura para os outros, a fraternidade, a solidariedade, o diálogo, e, particularmente, a vida comunitária, característica marcante do discípulo de Cristo, e que exige rupturas com as tendências fortes de individualismo da cultura atual. Esta é também a dinâmica que leva à missão (Cf. EG 9): “O bem tende sempre a comunicar-se. Toda a experiência autêntica de verdade e de beleza procura, por si mesma, a sua expansão; e qualquer pessoa que viva uma libertação profunda adquire maior sensibilidade face às necessidades dos outros. E, uma vez comunicado, o bem radica-se e desenvolve-se. Por isso, quem deseja viver com dignidade e em plenitude , não tem outro caminho senão reconhecer o outro e buscar o seu bem. Assim, não nos deveriam surpreender frases de São Paulo como estas: ‘O amor de Cristo nos absorve completamente’ (2 Cor 5, 14); ai de mim, se eu não evangelizar!’(1 Cor 9, 16)”.

Lembrando o caminho feito por Abraão e por outros grandes homens e mulheres de fé, o Papa lembra que a fé lança a pessoa e toda a Igreja num caminho de saída, de desinstalação: “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de ‘saída‘, que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: ‘Vai; Eu te envio’ (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (Cf. Ex 3, 17). A Jeremias disse: ‘ Irás aonde eu te enviar’ (Jr 1, 7). Naquele ‘ide’ de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova ‘saída’ missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20). A iniciação deve levar a percorrer este caminho, para gerar verdadeiros discípulos missionários.

Para ser geradora de missionários, a Igreja também deve percorrer um caminho de conversão pastoral e missionária. O Papa expressa o seu propósito com a EG e a sua esperança: “Não ignoro que hoje os documentos não suscitam o mesmo interesse que noutras épocas, acabando rapidamente esquecidos”. Apesar disso, sublinho que, aquilo que pretendo deixar expresso aqui, possui um significado programático e tem consequências importantes. Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária , que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’, em todas as regiões da terra (EG 25).
 
Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé
Para acessar as sequências deste artigo, clique nos links a seguir:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v