Nas últimas semanas, durante as missas, temos rezado à Sagrada Família, pedindo sua intercessão para o Sínodo extraordinário dos Bispos sobre a Família, que acontecerá de 5 a 19 de outubro, em Roma. Por isso, trazemos algumas perguntas e respostas sobre este encontro tão importante.
O que é um sínodo dos Bispos?
O Sínodo dos Bispos é um Organismo da Igreja, instituído pelo papa Paulo VI em 1965, no final do Concílio Vaticano II, para expressar de maneira mais eficaz a colegialidade episcopal e a responsabilidade de todo o episcopado. Junto com o Papa e sob a sua autoridade, pelo bem da Igreja inteira. O Sínodo é presidido pelo papa, com Secretaria Geral permanente, em Roma; e um Conselho, formado de 15 cardeais de várias partes do mundo.
O que será discutido no Sínodo de outubro?
O primeiro objetivo desta assembleia do Sínodo é uma grande tomada de consciência da situação em que vive a família, sobretudo dos problemas que ela enfrenta; sabemos, de antemão, que há várias situações problemáticas. O papa Francisco chamou para refletir sobre o que a Igreja deve fazer diante dessas situações. Ela não pode mudar as palavras de Cristo nem sua própria doutrina, mas pode ter um trato pastoral novo, para não deixar as pessoas sem esperança, nem dar a impressão de que ela não tem mais nada a dizer diante de certos casos irregulares, segundo sua doutrina.
Segundo Dom Odilo, "fazem parte do temário a difusão e a aceitação do ensinamento da Igreja Católica sobre o casamento e família; as dificuldades para colocar em prática esse ensinamento no contexto cultural contemporâneo; as situações difíceis que muitos casais e famílias enfrentam, com casamentos desfeitos e refeitos com nova união; sua participação na vida da Igreja e a transmissão da fé aos filhos em tais situações… Mas entram também em questões novas, como o fato, sempre mais presente, em vários contextos culturais, de pessoas que não se casam mais, nem constituem uniões estáveis ou famílias; ou os fatos recorrentes, em vários países, de políticas contrárias à família; sem esquecer as uniões civis de pessoas do mesmo sexo".
Quem participará da assembleia extraordinária de outubro?Conforme o Regulamento do Sínodo, participarão os presidentes das Conferencias Episcopais, os Patriarcas e os Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais Católicas “sui iuris”, além de outras pessoas que o Papa pode convidar. Poderão ser umas 180 pessoas.
"A assembleia extraordinária de outubro próximo não vai esgotar o tema e seus trabalhos estarão orientados para novas reflexões na assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, quando se tratará da pessoa humana e da família à luz de sua vocação em Cristo. Serão dois momentos complementares de um caminho de evangelização, que tem como centro a antropologia cristã e suas implicações para a pessoa, o casamento, a família, a sociedade e a Igreja." (Dom Odilo Scherer)
Clique aqui e conheça o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a Família
Oração à Sagrada Família pela terceira Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos
Jesus, Maria e José,
em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, com confiança, nos voltamos para vós.
Sagrada Família de Nazaré,
fazei com que nossas famílias sejam lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
que nas famílias nunca haja violência, fechamento ou divisão, que os que foram feridos ou escandalizados sejam consolados e curados.
Sagrada Família de Nazaré,
nós vos suplicamos que, por ocasião do próximo Sínodo dos Bispos, se reacenda em todos a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, e da sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José,
ouvi e atendei a nossa suplica.
Fonte: Respostas tiradas de artigos do site da Região Sé e da CNBB.
Comentários
Postar um comentário