Que a parceria entre a Fraternidade da Esperança (Sermig) e a Paróquia vem dando belos frutos com a iniciativa dA PRAÇA, todos já sabemos. Desde o início dos trabalhos, no começo de 2013, o grupo dA PRAÇA já fez dezenas de ações, de diversas naturezas, sempre com o objetivo maior de tocar alguém, mostrando que pequenos gestos fazem grande diferença.
É com esse pensamento que seis jovens dA PRAÇA estão indo para a Itália, juntamente com os membros da Fraternidade da Esperança, para participar do 4º Encontro Mundial dos Jovens da Paz, em Nápoles. Os Encontros
Mundiais dos Jovens da Paz são organizados pelo SERMIG - Fraternidade da
Esperança baseados na passagem de Malaquias 3,24: "Ele há de fazer que o
coração dos pais volte para os filhos e o coração dos filhos para os pais; e
assim, quando eu vier, não condenarei o país à destruição total".
Ernesto Olivero, fundador do SERMIG, compreende que essa passagem da
Bíblia fala que a reconciliação entre as gerações é essencial para que a paz no
mundo seja alcançada. Por isso, os Mundiais são oportunidades para que os
jovens falem sobre as mudanças que querem ver no mundo para que os adultos
escutem – e, nesse contexto, são oportunidades também para que os jovens
percebam a importância de se posicionar e de agir frente aos problemas do
mundo.
"Esse compromisso fez nascer um movimento informal de milhares de jovens, os Jovens da Paz, empenhados ‒ na escola, no trabalho, onde estivessem ‒ em construir um mundo de paz e de justiça. Periodicamente, se reencontraram justamente nos Encontros Mundiais dos quais participaram centenas de milhares de jovens: em Turim no dia 5 de outubro de 2002, em Asti no dia 3 de outubro de 2004, em L’Aquila no dia 27 de agosto de 2010, e novamente em Turim no dia 16 de outubro de 2010.
A nova etapa de Nápoles, no dia 4 de outubro de 2014, será vivida em nome da consciência. O convite para jovens e adultos, cada um com as próprias responsabilidades, é para despertar impulsos, intuições e motivações profundas. 'Com a consciência não tem conversa fiada ‒ diz Olivero‒ Ela faz acontecer e faz existir. Porque o mundo pode mudar: um milagre que só pode explodir quando a consciência despertar em mim, em nós, em todos'." (site oficial dos Mundiais)
Clique aqui para ver o vídeo no qual os jovens revelam suas motivações para o Encontro Mundial dos Jovens da Paz.
Para participar desse evento, os amigos da Fraternidade da Esperança conseguiram doações para a compra das passagens dos jovens que irão a Nápoles, mas como outros gastos também estão previstos, os jovens estão promovendo outras ações para compor um "caixa" para a viagem - e para isso, estão contando com a ajuda de várias pessoas da comunidade.
O grupo parte no dia 1º de outubro e retorna no dia 10, a tempo de participar (e ajudar!) na Festa de Nossa Senhora Aparecida, claro!
Mesmo aqui do Brasil, você pode fazer parte do espírito do Mundial
Vamos nos unir em oração pela viagem dos nossos amigos, não vamos? :)
Comentários
Postar um comentário