Pular para o conteúdo principal

Jovens da Paróquia rumo à Itália


Que a parceria entre a Fraternidade da Esperança (Sermig) e a Paróquia vem dando belos frutos com a iniciativa dA PRAÇA, todos já sabemos. Desde o início dos trabalhos, no começo de 2013, o grupo dA PRAÇA já fez dezenas de ações, de diversas naturezas, sempre com o objetivo maior de tocar alguém, mostrando que pequenos gestos fazem grande diferença.

É com esse pensamento que seis jovens dA PRAÇA estão indo para a Itália, juntamente com os membros da Fraternidade da Esperança, para participar do 4º Encontro Mundial dos Jovens da Paz, em Nápoles. Os Encontros Mundiais dos Jovens da Paz são organizados pelo SERMIG - Fraternidade da Esperança baseados na passagem de Malaquias 3,24: "Ele há de fazer que o coração dos pais volte para os filhos e o coração dos filhos para os pais; e assim, quando eu vier, não condenarei o país à destruição total".  

Ernesto Olivero, fundador do SERMIG, compreende que essa passagem da Bíblia fala que a reconciliação entre as gerações é essencial para que a paz no mundo seja alcançada. Por isso, os Mundiais são oportunidades para que os jovens falem sobre as mudanças que querem ver no mundo para que os adultos escutem – e, nesse contexto, são oportunidades também para que os jovens percebam a importância de se posicionar e de agir frente aos problemas do mundo. 

"Esse compromisso fez nascer um movimento informal de milhares de jovens, os Jovens da Paz, empenhados ‒ na escola, no trabalho, onde estivessem ‒ em construir um mundo de paz e de justiça. Periodicamente, se reencontraram justamente nos Encontros Mundiais dos quais participaram centenas de milhares de jovens: em Turim no dia 5 de outubro de 2002, em Asti no dia 3 de outubro de 2004, em L’Aquila no dia 27 de agosto de 2010, e novamente em Turim no dia 16 de outubro de 2010. 

A nova etapa de Nápoles, no dia 4 de outubro de 2014, será vivida em nome da consciência. O convite para jovens e adultos, cada um com as próprias responsabilidades, é para despertar impulsos, intuições e motivações profundas. 'Com a consciência não tem conversa fiada ‒ diz Olivero‒ Ela faz acontecer e faz existir. Porque o mundo pode mudar: um milagre que só pode explodir quando a consciência despertar em mim, em nós, em todos'." (site oficial dos Mundiais)

Clique aqui para ver o vídeo no qual os jovens revelam suas motivações para o Encontro Mundial dos Jovens da Paz.

Para participar desse evento, os amigos da Fraternidade da Esperança conseguiram doações para a compra das passagens dos jovens que irão a Nápoles, mas como outros gastos também estão previstos, os jovens estão promovendo outras ações para compor um "caixa" para a viagem - e para isso, estão contando com a ajuda de várias pessoas da comunidade.


O grupo parte no dia 1º de outubro e retorna no dia 10, a tempo de participar (e ajudar!) na Festa de Nossa Senhora Aparecida, claro! 



Mesmo aqui do Brasil, você pode fazer parte do espírito do Mundial



Vamos nos unir em oração pela viagem dos nossos amigos, não vamos? :)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v