Na tarde deste sábado, os jovens dA PRAÇA que foram à Itália participar do 4º Encontro Mundial dos Jovens da Paz partilharam a experiências dos 10 dias de missão com a comunidade.
Na presença de alguns amigos, dos jovens que não foram e do Padre Marcelo Delcin, os jovens mostraram fotos dos momentos mais importantes (e curiosos!) da viagem. Para quem não foi e para quem gostaria de rever as fotos, vamos reproduzir alguns deles aqui no blog :)
O caminho até a Itália foi longo...o grupo de aventureiros aguentou uma escala de 12 horas (sim, DO-ZE!) em Istambul, antes de pegar o voo para Roma. Na volta, saindo de Turim, novamente, uma espera igualmente longa antes de chegar a São Paulo...
Depois de 24 horas de viagem, na chegada a Roma (com 5 horas a mais de fuso horário!), os jovens foram recepcionados pela comunidade da paróquia São Barnabé. O grupo de jovens romanos preparou uma acolhida renovadora, para que o nosso grupo tivesse forças para uma tarde de um super tour pela capital italiana, com direito a Coliseu e, claro...Vaticano!
A passagem por Roma foi rápida, pois na manhã seguinte, o grupo partiu para Nápoles, no sul da Itália, local do Mundial. Em Nápoles, entre os compromissos "oficiais", deu tempo de comer a tradicional pizza, passear pela milenar cidade subterrânea e admirar a paisagem do vulcão Vesúvio...
O Encontro Mundial dos Jovens da Paz juntou 45 mil pessoas numa tradicional praça de Nápoles. Numa tarde ensolarada, os presentes ouviram testemunhos de coragem, superação, fé e perseverança, oriundos de diferentes partes do mundo. Mães cujos filhos desenvolveram leucemia devido à exposição a radiação. Um jovem da Zambia que cresceu nas ruas, mas graças à ajuda de pessoas de boa vontade, hoje é estudante de jornalismo. Uma cristã que venceu as barreiras culturais da comunidade em que nasceu para poder estudar e hoje é prefeita de sua cidade...
Depois do Encontro, nossos jovens partiram para Turim, numa viagem de 10 horas...e lá encontraram o Arsenal da Paz de portas abertas para recebê-los. Para quem não sabe, o Arsenal da Paz é uma obra do SERMIG - Fraternidade da Esperança - a qual também é responsável pelo Arsenal da Esperança, vizinho e parceiro da nossa Paróquia.
O Sermig transformou uma antiga fábrica de armas abandonada numa "Fábrica de bondade". O exemplo do amor ao próximo, da caridade, do serviço e da oração que Jesus nos pede pode ser encontrado em cada cantinho do Arsenal da Paz...
Em Turim, os jovens passearam bastante...mas também participaram da rotina de oração e trabalho do Arsenal da Paz. Isso porque TUDO o que acontece no Arsenal da Paz é fruto de doação, inclusive, doação de "tempo" e disponibilidade para servir.
Entre os muitos aprendizados dessa jornada italiana, o grupo volta com a certeza de como é importante a juventude para o futuro do mundo. Como disser Ernesto Olivero, fundador do SERMIG, durante o encontro com os jovens do Brasil, da Itália e da Jordânia, nada do que o Sermig construiu surgiu de um dia para o outro. Tudo é fruto da doação de uma vida inteira...muitos dos consagrados da Fraternidade, inclusive o próprio Ernesto, começaram sua caminhada com "20 e poucos anos".
É preciso começar, é preciso acreditar no poder da mudança. Cada pedacinho de mundo que conseguimos transformar contribui para a grande mudança que é necessária. Vamos trabalhar juntos por isso? :)
Comentários
Postar um comentário