Pular para o conteúdo principal

Por dentro da Liturgia: Ano A, B e C


Você já observou o cabeçalho do folheto que recebemos nas missas? Nele, sempre aparecem a data da missa e uma informação que pode passar despercebida: o ano litúrgico, indicado pelas letras A, B ou C. Mas o que seria este "ano litúrgico"? Como é organizado e para o que serve?

O ano litúrgico é o "calendário religioso" da nossa Igreja. Por meio dele, são organizadas as leituras que serão feitas ao longo de todas as celebrações. Sendo a Igreja "una" e "católica", ou seja, universal, em um dado momento foi necessário criar um mecanismo para que, por exemplo, o fiel que participa da missa na Basílica de São Pedro ouça a mesma Palavra que aquele que celebra na Basílica de Aparecida, no Santuário de Fátima ou em cada uma das paróquias existentes pelo mundo. 

Nesse sentido, ano litúrgico focriado para que possamos acompanhar toda a vida de Jesus em ordem cronológica através das leituras bíblicas. Ele segue o anúncio do Messias, sua encarnação, seu ministério, morte e ressurreição enquanto nos conduz ao encontro do Cristo Rei do Universo. Contudo, o ano litúrgico não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro: ele começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ( Cristo Rei). 
Em outras palavras, ele começa e termina quatro semanas antes do Natal e é composto de diversos "tempos litúrgicos", sendo sua estrutura a seguinte:
Tempo do Advento
Tempo do Natal
Tempo Comum ( Primeira parte )
Tempo da Quaresma
Tríduo Pascal
Tempo Pascal
Tempo Comum
O significado das letras A, B e C é o seguinte: o rito romano possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades. A cada ano, há uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C.
- No ano “A” fazem-se as leituras do Evangelho de São Mateus;
-No ano “B”, as de São Marcos e
-No ano “C”, as de São Lucas.

Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.

Para se descobrir o ano em que estamos deve-se fazer o seguinte cálculo: basta somar os algarismos do ano. O ano em que a soma dos algarismos for um número múltiplo de 3 é do ciclo C. Por exemplo, o ano de 2013 foi ano C (2+0+1+3=6), logo, o ano de 2014 foi ano A e o ano de 2015 é ano B.

Interessante, não é? Saibamos aproveitar a dádiva de Deus, por meio da Palavra que nos deixou, esforçando-nos para ter contato com ela todos os dias.

ano-liturgico-2015-desejo-santo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v