Pular para o conteúdo principal

"Eu vim para servir"


A Campanha da Fraternidade 2015 tem como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade", sendo o lema "Eu vim para servir" (cf Mc 10,45), e a partir dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, visará refletir (e agir!) sobre como a Igreja pode enfrentar os atuais problemas da sociedade brasileira.

O objetivo geral da CF 2015 é "Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edifi cação do Reino de Deus." (Texto Base, p. 10). A partir deste objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos:
  • Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.  
  • Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes. 
  • Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.  
  • Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.  
  • Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.  
  • Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.
A primeira parte do Texto-Base da CF 2015 traz um "breve histórico das relações da Igreja e sociedade no Brasil", apresentando um panorama que vai desde a formação cristã do povo português, passando pelos desafios dos diferentes momentos políticos do Brasil, até uma reflexão sobre os problemas atuais de nossa sociedade.

"Na sociedade brasileira, as mudanças são tão profundas e constantes a ponto de se vislumbrar uma verdadeira mudança de época. É uma situação geradora de crises e angústias na vida pessoal, nas instituições e nas várias dimensões da sociedade. As mudanças indicam também oportunidade de uma vida cristã mais intensa e atuante." (Texto Base, p. 17). 
Entre os problemas atuais, são apresentados: a demografia, a urbanização, políticas públicas com objetivos econômicos e sociais, estabilidade e avanço da classe média, as minorias na sociedade, a violência.

A partir deste ponto, o documento reflete sobre o serviço da Igreja à sociedade brasileira:

"A Igreja Católica está presente em todo o território brasileiro, participando e servindo, em vários âmbitos e por distintas formas, a sociedade brasileira. As dioceses e paróquias, quando autênticas comunidades de fé, unem pessoas. E contribuem para a edificação da sociedade brasileira através de vários serviços e obras diversificadas, que expressam a solicitude social da Igreja e a fraternidade, especialmente para com os mais necessitados." (Texto Base, p. 24)

A segunda parte do Texto Base da CF 2015 volta-se para a relação entre Igreja e sociedade "à luz da palavra de Deus", que usa os textos bíblicos para elucidar o plano de Deus para o seu povo: um plano de amor, em que todos têm direito à dignidade. Nesta segunda parte, uma das reflexões é sobre "Jesus e a lógica do serviço", retomando os Evangelhos para demonstrar como Nosso Senhor demonstrou a importância do estar próximo e à disposição dos irmãos.

"Jesus usou sua autoridade para servir. O serviço, assumido como lema na Campanha da Fraternidade deste ano: Eu vim para servir (cf. Mc 10,45) foi a resposta de Jesus quando os discípulos não compreenderem o que Ele anunciava, a ponto de se interrogarem sobre quem seria o maior entre eles (cf. Mc 9,32-34) (...) Jesus então os chamou e disse-lhes: Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos (Mc 10,42-45)." (Texto Base, p. 43)

A terceira parte fala da alegria no serviço e na defesa da dignidade da pessoa humana, a promoção e defesa da justiça social, assim como o dever de criar uma "Igreja em saída, como enfatiza o Papa Francisco, que se faria, entre outras formas, com o fortalecimento das pastorais sociais, diálogo para a superação da violência e construção da paz, além da participação na vida política.

"O Concílio Ecumênico Vaticano II lembra a participação transformadora dos cristãos: (...) a Igreja, simultaneamente “agrupamento visível e comunidade espiritual”, caminha juntamente com toda a humanidade, participa da mesma sorte terrena do mundo e é como que o fermento e a alma da sociedade humana, a qual deve ser renovada em Cristo e transformada em família de Deus." (Texto Base, p. 80)

Estejamos abertos para as reflexões que propõe a CF 2015 para que possamos agir diretamente na mudança das situações mais difíceis de nossa sociedade. Para acessar a íntegra do Texto Base, clique aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v