Pular para o conteúdo principal

15 de março tem eleição em São Paulo!


Você sabia que no próximo domingo tem eleição? Pois é! Acontecerão eleições para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) - órgãos ligados à Prefeitura de São Paulo que são grande importância para a nossa sociedade. Diante da falta de ampla divulgação para que os cidadãos saibam, de fato, quem os representa nestes conselhos, a Arquidiocese de São Paulo resolveu intervir e apoiar alguns candidatos. Este apoio à candidatura de membros das pastorais e pessoas que têm uma trajetória de engajamento social demonstra também uma ação concreta da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.

Criado para propor, deliberar e acompanhar as políticas públicas em prol das crianças e adolescentes do município, o CMDCA é composto por 32 membros, sendo 16 representantes da sociedade civil. O Conselho também auxilia na seleção de projetos que poderão ser beneficiados com os fundos públicos disponíveis para as crianças e adolescentes e atua junto aos conselheiros tutelares das regiões e dos municípios. 

Os oito candidatos (veja na imagem acima) indicados para participar do CMDA, que trabalharão sem nenhuma remuneração, estão envolvidos com coletivos e instituições que lidam diretamente com a defesa e promoção de iniciativas para o bem estar e melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes no município de São Paulo. Clique aqui para conhecer melhor os candidatos indicados

Já o CMPU, instituído em 2002, pela lei nº 13.430, o CMPU tem, entre outras atribuições, a missão de debater a política urbana do município e as questões relativas ao Plano Diretor Estratégico, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, e atentar-se à ação dos conselhos municipais nas políticas de transporte, habitação, meio ambiente, paisagem urbana, uso do solo, e proteção ao patrimônio histórico e cultural.

Pela primeira vez, o CMPU terá representação para o segmento Entidade Religiosa. Diante disso, a Arquidiocese de São Paulo apresentou a candidatura de Irene Brito, 49 (foto), atuante na Pastoral da Moradia, que terá como suplente Iracema da Silva, 73, da Pastoral da Ecologia. A chapa que compõem, a de nº 51, concorre com a de um templo de umbanda.

“A participação da Igreja neste conselho permitirá que haja uma visão mais humana nas discussões das políticas urbanas. O que farei, se eleita, é trazer à sociedade e para o âmbito da Igreja as discussões que acontecerem no Conselho. Sou participante do Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese e sei que no que se refere às políticas urbanas há muitas questões que têm haver com as pastorais sociais”, afirmou Irene ao O SÃO PAULO.

As eleições do CMPU e do CMDCA serão no dia 15, das 9h às 17h. No site www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br, é possível descobrir onde votar, conforme a seção eleitoral em que se está cadastrado.
As eleições acontecem nas SUBPREFEITURAS - ou seja, se sua zona eleitoral fica na área da subprefeitura da Mooca, você deverá ir até a sede da Subprefeitura para votar.

No dia de votação, será preciso comparecer com o título de eleitor e um documento oficial com foto. O voto deve ser dado em apenas uma chapa entre dos vários segmentos existentes. O resultado final das eleições será publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 24 deste mês.

Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v