Você sabia que no próximo domingo tem eleição? Pois é! Acontecerão eleições para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) - órgãos ligados à Prefeitura de São Paulo que são grande importância para a nossa sociedade. Diante da falta de ampla divulgação para que os cidadãos saibam, de fato, quem os representa nestes conselhos, a Arquidiocese de São Paulo resolveu intervir e apoiar alguns candidatos. Este apoio à candidatura de membros das pastorais e pessoas que têm uma trajetória de engajamento social demonstra também uma ação concreta da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.
Criado para propor, deliberar e acompanhar as políticas públicas em prol das crianças e adolescentes do município, o CMDCA é composto por 32 membros, sendo 16 representantes da sociedade civil. O Conselho também auxilia na seleção de projetos que poderão ser beneficiados com os fundos públicos disponíveis para as crianças e adolescentes e atua junto aos conselheiros tutelares das regiões e dos municípios.
Os oito candidatos (veja na imagem acima) indicados para participar do CMDA, que trabalharão sem nenhuma remuneração, estão envolvidos com coletivos e instituições que lidam diretamente com a defesa e promoção de iniciativas para o bem estar e melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes no município de São Paulo. Clique aqui para conhecer melhor os candidatos indicados
Já o CMPU, instituído em 2002, pela lei nº 13.430, o CMPU tem, entre outras atribuições, a missão de debater a política urbana do município e as questões relativas ao Plano Diretor Estratégico, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, e atentar-se à ação dos conselhos municipais nas políticas de transporte, habitação, meio ambiente, paisagem urbana, uso do solo, e proteção ao patrimônio histórico e cultural.
Pela primeira vez, o CMPU terá representação para o segmento Entidade Religiosa. Diante disso, a Arquidiocese de São Paulo apresentou a candidatura de Irene Brito, 49 (foto), atuante na Pastoral da Moradia, que terá como suplente Iracema da Silva, 73, da Pastoral da Ecologia. A chapa que compõem, a de nº 51, concorre com a de um templo de umbanda.
“A participação da Igreja neste conselho permitirá que haja uma visão mais humana nas discussões das políticas urbanas. O que farei, se eleita, é trazer à sociedade e para o âmbito da Igreja as discussões que acontecerem no Conselho. Sou participante do Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese e sei que no que se refere às políticas urbanas há muitas questões que têm haver com as pastorais sociais”, afirmou Irene ao O SÃO PAULO.
As eleições do CMPU e do CMDCA serão no dia 15, das 9h às 17h. No site www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br, é possível descobrir onde votar, conforme a seção eleitoral em que se está cadastrado.
As eleições acontecem nas SUBPREFEITURAS - ou seja, se sua zona eleitoral fica na área da subprefeitura da Mooca, você deverá ir até a sede da Subprefeitura para votar.
No dia de votação, será preciso comparecer com o título de eleitor e um documento oficial com foto. O voto deve ser dado em apenas uma chapa entre dos vários segmentos existentes. O resultado final das eleições será publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 24 deste mês.
Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo
Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo
Comentários
Postar um comentário