Pular para o conteúdo principal

Por que devo votar para o Conselho Tutelar de São Paulo?

Atualizado em 14/02

A população do município de São Paulo escolherá, no próximo dia 21 de fevereiro, os 260 novos conselheiros que atuarão nos 52 Conselhos Tutelares (CTs) da cidade. Os novos mandatos serão exercidos entre 10 de janeiro de 2016 e 9 de janeiro de 2020. Ao todo, são 1.562 candidatos habilitados. 

O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil.

O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.

E o que nós católicos temos a ver com isso?

Primeiramente, zelar pelo bem estar do próximo, ainda mais de crianças e idosos, é sempre papel do cristão. No caso de eleições, como esta, entra em questão também nosso dever como cidadãos.

Acontece que estas eleições "menores" não são tão divulgadas quanto deveriam, o que acaba prejudicando o processo. Consequentemente, estes cargos tão importantes acabam servindo "apenas" de trampolim de carreira política para pessoas que, muitas vezes, não estão preocupadas em cumprir a função para a qual foi eleito.



Como e em quem votar?

Para tentar garantir que pessoas realmente engajadas sejam eleitas, a Arquidiocese de São Paulo está apoiando alguns candidatos ligados à Pastoral da Criança e do Adolescente para cada região.

Cada pessoa pode votar em cinco candidatos para sua região. Aqui na Mooca, os candidatos indicados e seus respectivos números para votação são:

Lina - 4217
Francisca Silva - 4223
Kátia - 4227
Verinha - 4242
Wilson Cotrin - 4243

A votação será manual, e não em urna eletrônica. Cada eleitor receberá uma cédula com os nomes dos 35 candidatos e deverá assinalar até 5 candidatos.

Quem pode votar? 
Pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor emitido até o dia 3 de abril de 2015. O voto é facultativo e secreto.
Documentos necessários
Documento de identificação com foto e Título de Eleitor.
Local de votação
As eleições serão feitas em locais específicos, nas regiões eleitorais. Para saber onde você deve votar clique aqui ou consulte a lista disponível na secretaria da Paróquia.
Faça sua parte, vote!
Fonte: site da Prefeitura de SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v