Pular para o conteúdo principal

A religião do fazer


Em uma das homilias desta semana, o Santo Padre nos disse: «O Senhor chama o seu povo a fazer: Vinde, tratemos». Falemos e «deixai de praticar o mal, aprendei a praticar o bem, procurai a justiça, socorrei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva». Resumindo «fazei, praticai obras», porque «Deus é real».

Esta lição deve levar-nos a refletir sobre o nosso "estar no mundo". Em tempos de Campanha da Fraternidade em que discutimos a nossa responsabilidade comum pelo planeta em que habitamos, deixar de apenas apontar problemas e "distribuir" a culpa entre os governantes é uma necessidade real.

Como comunidade, encerramos o mês de fevereiro com dois "fazeres" muito significativos: na quarta-feira, a entrega do primeiro documento com a listagem de problemas da região com CONSEG Brás-Belém-Mooca. Comprometemo-nos a continuar este levantamento, mas não só isso, assumimos também o compromisso de não apenas "dizer", mas também fazer. E fizemos: ontem, junto aos amigos dA Praça, do Floresta que Cresce, do Arsenal da Esperança e do Rotary Act, a Rua Visconde de Parnaíba, desde da divisão da linha férrea até o metrô Bresser-Mooca foi limpa. Mais de 30 sacos de lixo foram tirados.

 





Entre o dizer e o fazer existe uma tênue linha que, quando atravessada, nos permite perceber que um mundo melhor começa por pessoas melhores. Não apenas as outras pessoas, mas cada um de nós.

Eis que, relançou o Papa, «ser cristão significa fazer: fazer a vontade de Deus». «No último dia — porque todos nós teremos um — o que nos perguntará o Senhor? Dir-nos-á: “O que dissestes sobre mim?”. Não! Quererá saber quais as obras que fizemos». Resumindo, nos interpelará sobre «as coisas concretas: “Tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; estava doente e viestes ter comigo; estava preso e viestes visitar-me”». Porque «esta é a vida cristã». Ao contrário, «só falar leva-nos à vaidade, àquele fazer de conta que somos cristãos. Mas, assim não somos cristãos!».


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial ...