Pular para o conteúdo principal

O rosto misericordioso de Maria e a nossa alegria


Rezar em torno de Maria e refletir sobre sua importância e exemplo é sempre uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a nossa experiência de fé. Por trás das inúmeras invocações de Nossa Senhora, está sempre a Mãe zelosa e preocupada com seus filhos, a Mãe pronta a ensiná-los o bom caminho que leva a Seu Filho, por meio do serviço aos outros.

Obviamente, o período de novena e festa de Nossa Senhora Aparecida sempre é, para nossa comunidade, um momento muito especial, de muito trabalho e oração. Entretanto, este ano de 2016 teve uma atmosfera diferente que talvez ainda não saibamos explicar, mas podemos tentar...

Uma novena especial, com reflexões intensas e gestos concretos

Este ano, nossa novena foi em comunhão com o Santuário de Aparecida, refletindo sobre o tema "O rosto misericordioso de Maria", que a cada um dos nove dias trazia uma reflexão sobre como Nossa Mãe nos socorre em cada uma de nossas necessidades. 



Essa presença da Mãe foi reforçada também "fisicamente": com a ajuda de muitos paroquianos, foi possível adquirir uma nova imagem fac-símile oficial de Nossa Senhora Aparecida. A alegria de acolhê-la todos os dias ao longo da novena se manifestava a cada procissão de entrada, em que sempre uma pessoa diferente, introduzia a imagem no meio do povo. Nossa paróquia tão conhecida pela acolhida, soube também acolher com alegria a nova imagem.

Essa acolhida mostrou-se também no compromisso firmado com os irmãos que mais precisam: a cada celebração era realizada a "Procissão da caridade", em que a comunidade doava alimentos não perecíveis. No 9º dia da novena, o montante dos alimentos impressionou a todos: um gesto concreto de que estamos empenhados no caminho da misericórdia!


Dia 12 de outubro de missas lotadas


Após uma novena tão intensa, as celebrações do dia 12 não poderiam ser menos especiais. Pela manhã, a coroação de Nossa Senhora com a nova coroa, também trazida do Santuário com a ajuda dos fiéis, foi uma linda homenagem.

Não podemos deixar de destacar a bela ornamentação da igreja e do nicho especialmente preparado para receber a imagem. As lindas flores e iluminação ajudaram a realçar a beleza deste dia.





Na parte da tarde, a procissão e a missa solene foram novamente momentos fortes de oração e agradecimentos à Virgem Maria. As pessoas rezaram e cantaram com muita alegria e devoção.



Festa: a alegria de servir

Que nossa festa é uma delícia, todos sabemos. Mas é sempre importante lembrar que ela é feita por muitas pessoas que se dedicam por horas a fio para preparar e não deixar que nada saia dos eixos. São pessoas que voluntariamente colocam-se à disposição para fazer a alegria dos demais. Um verdadeiro espírito de comunidade!



Esse sentimento de dever cumprido é revelado em alguns testemunhos que compartilhamos:


"Nossos jovens cantores e tocadores tiveram ensinamentos vindos do Rodrigo. Ensaiaram com a alma , tocaram e cantaram com o coração.  Foi bastante solene. Muito comovente ver o entusiasmo deles antes e pós missa. À tarde, a missa também foi linda. Fred, Marcos e Zé fizeram bonito. Leituras bem proclamadas. Rosângela que se empenhou durante muitos dias que antecederam a festa confeccionando os quadros maravilhosos com Nossa Senhora em vários rostos, fazendo os arranjos de flores junto com o Zé e dona Odete. Flores estas compradas na calada da noite com Orthon, Marinho, Rosângela. A grande comunidade não tem ideia do trabalho que antecede a festa. Nem do que se tem pós festa. Vão para casa sem pensar no que fazemos no encerramento. O quanto o pessoal da cozinha, das barracas, fazem.  Montagem e desmontagem a cada dia de festejo. O quanto ficamos tensos para que o caixa bata junto com os tickets. Se é cansativo? Claro que é. MAS É POR AMOR. E quando é por amor "parece" que não cansa. A novena também nos preparou para isso. Penso que foi a mais linda e reflexiva que já participei."  (Tameia)




"Me sinto tão agradecida por ter participado e ter sido perseverante na novena. Realmente me sinto agradecida. Agradeço a Deus  a nossa mãezinha e a esta comunidade." (Dayane)


"Fico muito feliz de pertencer a essa comunidade amorosa...solidária....orante" (Rossana)


"Gostaria de acrescentar que esta comunidade paroquial é muito acolhedora.
É o comentário que as vizinhas de meus pais, paroquianas da Igreja São Miguel, sempre comentam comigo. Além do casal da Nossa Senhora. do Bom Conselho que faz questão de prestigiar toda festa porque 'sentem-se em casa'. Que Nossa Senhora. Aparecida permaneça abençoando nossa comunidade! Agradecimento a esta comunidade pelo apoio ao Wemerson e minha Karina [nossos jovens cantores] porque elogio de mãe não vale. Incentivo desta família paroquial é muito importante. " (Solange)
"Se faltava o vinho da alegria da vivência cristã e da esperança da Salvação, Nossa Senhora providenciou! Essa alegria e satisfação é proporcionada pelo vinho novo, Sangue de Cristo!" (Mário)

Que não nos falte a alegria para continuar a servir com alegria! Em nome de toda comunidade, nosso muito obrigado a todos que de certa forma contribuíram para esta grande obra!

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v