Pular para o conteúdo principal

Terço dos "70 mil" homens em Aparecida



O terço, oração preferida de São João Paulo II e de tantos outros santos, é, como sabemos, uma ferramenta espiritual poderosa. Em suas mensagens em Fátima e em Lourdes, Nossa Senhora enfatizou a necessidade e a importância da meditação dos mistérios no rosário. Vários são os grupos e movimentos que se reúnem para difundir esta devoção; um deles, que vem crescendo consideravelmente no Brasil, é o Terço dos Homens, cuja missão é “resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã”. Estima-se, segundo informações do Santuário de Aparecida, que mais de 1,5 milhão de brasileiros participem do movimento.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, grupos de Terço dos Homens de literalmente todo o Brasil – de Manaus (AM) a Turvo (PR), passando por Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT) – reuniram-se na 9ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, em Aparecida do Norte (SP). Com o lema “É preciso lançar as redes”, a programação começou com uma missa na noite da sexta-feira, 17, seguida de procissão luminosa, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. Na manhã dia 18, a multidão de 70 mil homens reuniu-se em frente à Tribuna Bento XVI, para rezar e cantar a Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, aconteceu uma missa solene presidida por Dom Gil, bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens.


O grupo de nossa comunidade, que reúne paroquianos e acolhidos do Arsenal da Esperança, marcou presença na Romaria. O sentimento era de grande alegria, pois o grupo, apesar de pequeno, é muito perseverante. Nossos representantes participaram com muito fervor da Missa Solene e do Terço, no sábado, mesmo sob calor intenso em Aparecida.


O nosso grupo de Terço dos Homens reúne-se todas as quartas-feiras há um ano e abraça a devoção a Maria por meio da meditação dos mistérios, de forma que cada encontro torna-se uma oportunidade para crescer em fé e unidade. Juntos, eles participaram com muita alegria da Romaria Nacional ao Santuário, reforçando seu compromisso de "lançar as redes" a outros homens. 

"Missão cumprida. Como a Mãe e maravilhosa! Uma das maiores emoções da minha vida. Obrigado, Mãe!", Edson atual coordenador do grupo


"Foi um momento inesquecível, tanto para o grupo como individualmente. O Terço dos homens nasceu do Coração de Deus e ouvir os relatos das vidas restauradas e tantos milagres alcançados pelo Terço dos Homens, nos renova, nos fortalece e nos impulsiona a nos entregar, de verdade, como crianças, nos braços do Senhor", Rodrigo.


"A peregrinação da Romaria do Terço dos Homens foi um momento de Graça e Motivação para todos que compomos o Movimento do Terço dos Homens, pois ainda estamos iniciando nossa "pesca" na nossa comunidade. Que esta Romaria  seja inspiração Naquela que foi "enredada", primeiramente no seu corpo e depois na sua cabeça, a lançar nossas redes nos corações-corpos dos homens da nossa comunidade, onde, após a participação assídua e fervorosa nos momentos de oração, a rede alcance também suas mentes-cabeças, para assim, "presos" nas malhas dos terços fielmente meditados, sejam plenamente Filhos de Deus, irmãos de Cristo, amados no Espírito Santo, pelas mãos afáveis e orantes da Santa Mãe de Deus e Nossa... Aparecida! Seja enredado você também! Vem!", Mário.


O Terço dos Homens acontece às quartas-feiras, às 19h30, no Arsenal da Esperança. Sinta-se convocado!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v