Pular para o conteúdo principal

Dicas para uma boa confissão

Embora seja mais uma maneira de encontrarmos a misericórdia de Deus, a Confissão ainda é um assunto "temido" por muitas pessoas. O momento, à primeira vista, constrangedor de colocar-se diante do sacerdote e expor suas fraquezas é, na verdade, uma oportunidade de tirar de nosso coração tudo que nos afasta da alegria que vem do Senhor.

Algumas crianças argentinas, do 2º ano fundamental, do colégio Los Molinos, ao se prepararem para sua primeira confissão, tiveram a ideia de fazer um vídeo explicando à seus pais para o que se preparavam. Não estava previsto, mas os pequenos estão fazendo sucesso nas redes sociais, com sua lista de 4 DICAS PARA UMA BOA CONFISSÃO.
Confira a lista!

1º – Exame de consciência

O primeiro passo para uma boa confissão é o exame de consciência. Se quiser, pode fazer uma lista, para não se esquecer. E esta lista é confidencial, guarde-a num lugar secreto, pois o que anotou é uma coisa entre você e Deus. Mas se não quiser fazer uma lista, pode gravar na memória. Pode-se também, repassar os dez mandamentos para fazer algo sistemático, além de livros que te ajudam no exame de consciência. E uma boa ideia é fazer orações mentais como esses meninos.

2º – Se arrepender dos pecados

O segundo passo para uma boa confissão é sentir a dor dos seus pecados; não significa que tem que chorar, muito menos precisa que realmente sinta dor em algum lugar; somente tem que pedir perdão a Jesus, porque o mais importante é estar arrependido!

3º – Decidir não voltar ao pecado

O terceiro passo para uma boa confissão é o propósito de não voltar ao pecado, e, se muda de vida, esquece que o fez. O que importa não é prometer, mas esforçar-se para melhorar.

4º – Contar todos os pecados ao sacerdote

O quarto passo de uma boa confissão é confessar todos os seus pecados a um sacerdote. Chegado o momento de dizer os seus pecados, se aproxime do sacerdote, peça sua benção, ele fará um pequeno pedido a Deus para que você inicie sua confissão. Ao dizer os seus pecados, caso esqueça, peça ajuda ao padre e não tenha medo nem vergonha, o sacerdote representa Jesus, ele só quer te ajudar. Nessa parte podemos tomar aquela lista confidencial. Depois disso o padre dará a penitência. Não se assuste, não é um castigo, é algo que precisa fazer para terminar de pedir perdão a Deus. Então pedirá perdão a Jesus; e, atenção, será o momento do perdão.
E, ao terminar, estará muito feliz. Jesus prometeu que quando uma pessoa se arrepende, há uma grande festa no céu.
Não se esqueça de cumprir a penitência! E se quiser saber mais sobre o sacramento da confissão, te recomendo a ler duas histórias, que pode encontrar na Bíblia: a parábola da ovelha perdida e a parábola do filho pródigo (Lc 15).

Confira o vídeo (Em espanhol):


Que tal seguir os conselhos das crianças argentinas? A oportunidade apresenta-se sempre, todos os dias do ano, mas principalmente no período da Quaresma, pela proximidade da Páscoa, quando revivemos a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.

Fonte: A lista dos conselhos foi publicada pelo site pt.churchpop.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v