As comemorações do Jubileu 300 anos de bênçãos chegaram ao fim. Ao longo de um ano inteiro, fomos chamados a aproximar-nos de Maria e agradecê-la por todas as graças que recebemos por sua intercessão.
Em nossa Paróquia, celebramos com a novena e lindas celebrações no dia 12 de outubro. Pelo segundo ano, nossas orações foram acompanhadas de gestos concretos: desta vez, arrecadação de arroz e feijão para o Arsenal da Esperança e a venda de "tijolinhos" para ajudar na reforma dA Praça, nossa antiga Capela. Para uma comunidade pequena como a nossa, dois gestos como estes, em um primeiro momento, fazem pensar que não darão muitos resultados, ainda mais diante das quantidades astronômicas de alimento que são necessárias no Arsenal para alimentar os 1.200 acolhidos (todos os dias: 210 kg de arroz, 73 de feijão!)...mas a caridade faz milagres!
Em 9 dias, durante o ofertório os paroquianos fizeram sua parte e foram arrecadados:
- 180 kg de arroz;
- 82 kg de feijão;
- 15 kg de açúcar.
Uma montanha de pacotes fruto da fidelidade daqueles que junto de seus pedidos a Nossa Senhora Aparecida entregavam também uma ajuda aos que precisam ainda mais.
E os tijolinhos? Outro gesto lindo, tornado possível graças à disponibilidade de sonhar e confeccionar uma peça que demonstrasse a importância do espaço da capela para quem se dispusesse a ajudar na reforma. Muitas pessoas se envolveram nessa produção, sob o olhar caprichoso da Rosângela, "autora" da ideia. Tanta dedicação também deu frutos: foram vendidos 333 tijolinhos ao longo destes dias.
Além destes dois gestos concretos, não podemos esquecer de um terceiro, também muito importante: a doação de si. Organizar e realizar nove dias de missa, com orações especiais, leitores e entradas específicas para cada dia, além de duas missas e uma procissão no dia da Padroeira, ornamentar a igreja e o andor com flores, ensaiar as músicas e muitos outros detalhes que às vezes nem percebemos só é possível por conta das pessoas que doam seu tempo e seus talentos para isso.
E quanto tempo é necessário! Quando chegamos para participar da quermesse, encontramos o salão limpo e organizado, os pratos preparados, as prendas do bingo impecavelmente embrulhadas e expostas, as barracas montadas e as pessoas a postos para cozinhar e servir, com um sorriso no rosto - apesar do cansaço de quem muitas vezes está ali desde a manhã (para se ter uma ideia, em dia de quermesse, as voluntárias da cozinha começam a trabalhar às 9h da manhã!). Isso também é gesto concreto!
Que todas estas obras produzam frutos na vida de cada um que pode dividir um pouco do que tem para fazer parte destes lindos dias de oração. Que todos os dias sejam uma oportunidade de perceber a alegria de servir por amor.
Parabéns e obrigado a todos! Viva Nossa Senhora Aparecida!
Comentários
Postar um comentário