Pular para o conteúdo principal

A fé com obras


As comemorações do Jubileu 300 anos de bênçãos chegaram ao fim. Ao longo de um ano inteiro, fomos chamados a aproximar-nos de Maria e agradecê-la por todas as graças que recebemos por sua intercessão.

Em nossa Paróquia, celebramos com a novena e lindas celebrações no dia 12 de outubro. Pelo segundo ano, nossas orações foram acompanhadas de gestos concretos: desta vez, arrecadação de arroz e feijão para o Arsenal da Esperança e a venda de "tijolinhos" para ajudar na reforma dA Praça, nossa antiga Capela. Para uma comunidade pequena como a nossa, dois gestos como estes, em um primeiro momento, fazem pensar que não darão muitos resultados, ainda mais diante das quantidades astronômicas de alimento que são necessárias no Arsenal para alimentar os 1.200 acolhidos (todos os dias: 210 kg de arroz, 73 de feijão!)...mas a caridade faz milagres! 

Em 9 dias, durante o ofertório os paroquianos fizeram sua parte e foram arrecadados:
- 180 kg de arroz;
- 82 kg de feijão;
- 15 kg de açúcar.

Uma montanha de pacotes fruto da fidelidade daqueles que junto de seus pedidos a Nossa Senhora Aparecida entregavam também uma ajuda aos que precisam ainda mais.


E os tijolinhos? Outro gesto lindo, tornado possível graças à disponibilidade de sonhar e confeccionar uma peça que demonstrasse a importância do espaço da capela para quem se dispusesse a ajudar na reforma. Muitas pessoas se envolveram nessa produção, sob o olhar caprichoso da Rosângela, "autora" da ideia. Tanta dedicação também deu frutos: foram vendidos 333 tijolinhos ao longo destes dias. 

Além destes dois gestos concretos, não podemos esquecer de um terceiro, também muito importante: a doação de si. Organizar e realizar nove dias de missa, com orações especiais, leitores e entradas específicas para cada dia, além de duas missas e uma procissão no dia da Padroeira, ornamentar a igreja e o andor com flores, ensaiar as músicas e muitos outros detalhes que às vezes nem percebemos só é possível por conta das pessoas que doam seu tempo e seus talentos para isso.



E quanto tempo é necessário! Quando chegamos para participar da quermesse, encontramos o salão limpo e organizado, os pratos preparados, as prendas do bingo impecavelmente embrulhadas e expostas, as barracas montadas e as pessoas a postos para cozinhar e servir, com um sorriso no rosto - apesar do cansaço de quem muitas vezes está ali desde a manhã (para se ter uma ideia, em dia de quermesse, as voluntárias da cozinha começam a trabalhar às 9h da manhã!). Isso também é gesto concreto!






Que todas estas obras produzam frutos na vida de cada um que pode dividir um pouco do que tem para fazer parte destes lindos dias de oração. Que todos os dias sejam uma oportunidade de perceber a alegria de servir por amor.

Parabéns e obrigado a todos! Viva Nossa Senhora Aparecida!

E sábado ainda temos apresentação de teatro!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v