Talvez você já tenha sido convidado para participar de uma missa do Sagrado Coração de Jesus que aconteceria em uma sexta-feira, a primeira do mês. Uma missa um pouco diferente das missas que acontecem durante a semana, pois conta com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Mas, por que exatamente na primeira sexta-feira de cada mês?
Esta devoção nasceu do pedido feito pessoalmente por Nosso Senhor Jesus Cristo em suas aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, freira nascida na França no século XVII. Nas três chamadas "Grandes aparições", Nosso Senhor fez 12 promessas aos devotos de seu Sagrado Coração, sendo a 12ª referente aos fiéis que comungassem na primeira sexta-feira de cada mês durante 9 meses consecutivos, chamada "a Grande promessa":
12ª Promessa: “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, Eu darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
As outras 11 promessas são:
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;2ª Promessa: “Eu darei aos devotos do Meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado”;3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na sua vida e, principalmente, na hora da sua morte”;6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, no meu Coração, fonte inesgotável de misericórdia”;8ª Promessa: “As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção”;9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.
Também a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada após Corpus Christi, foi um pedido do Senhor através de Santa Margarida Maria
“Eis o coração que tanto tem amado os homens, que a nada se poupou até se esgotar e consumir para testemunhar-lhes o seu amor; e em reconhecimento não recebo da maior parte deles, senão ingratidões por meio das irreverências e sacrilégios, tibiezas e desdéns que usam para comigo neste Sacramento de amor. E o que mais me custa, é tratar-se de corações a mim consagrados os que assim me tratam. Por isso, que seja constituída uma festa especial para honrar meu Coração na primeira sexta-feira depois da oitava do corpo de DEUS. Comungue-se, nesse dia, e seja feita a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo que fica exposto sobre os altares. Eu te prometo que o meu Coração se dilatará, para derramar com abundância os benefícios de seu divino amor sobre os que lhe tributarem essa honra e procurarem que outros a tributem”
Eis uma ótima resolução para o início do ano: alimentar nossa devoção e nosso amor pelo Sagrado Coração de Jesus.
Comentários
Postar um comentário