Na introdução da exortação "Gaudete et Exsultate: Sobre a chamada à Santidade no mundo atual", o Papa Francisco avisa:
"O meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós «para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor» (cf. Ef 1, 4)."
Nós, como cristãos, devemos abraçar o sonho de Deus para nós, o sonho de santidade que Ele tem para cada um. O que o Papa nos lembra na carta é que este é um convite para todos, é de fato a nossa vocação. Embora muitos santos que conhecemos e admiramos como exemplo de vida tenham abraçado a vida religiosa, o Papa nos lembra que é possível que sejamos santos em nossas casas, criando os filhos, no trabalho, na tribulação da doença e da velhice vividas na alegria. O Santo Padre nos lembra:
"Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais."
Assim, para entender melhor o caminho proposto pelo Papa Francisco no documento, teremos três encontros em nossa paróquia, preparados e apresentados pelo Pe. Marcelo Delcin. Este convite está em comunhão com o tema de discussão do Sínodo Arquidiocesano para o mês de maio, em que refletimos justamente sobre a comunidade paroquial convidada a viver uma vida santa.
Vamos crescer em santidade juntos, a partir das reflexões do Papa Francisco? Os encontros acontecerão nos dias 10, 17 e 24 de maio, das 20h às 21h30 no salão paroquial (entrada pela porta lateral). A participação é gratuita e aberta a todos!
Convide os amigos! Espalhe esta Boa Nova! :)
Comentários
Postar um comentário