Pular para o conteúdo principal

É pecado não ir à missa no domingo?


Na última quinta-feira, Solenidade de Corpus Christi, o padre Marcelo Delcin aproveitou a homilia para fazer uma verdadeira catequese sobre diversos aspectos importantes da nossa relação com Deus e como isso se dá nas práticas religiosas do católico.

Afinal, faltar à missa é assim tão grave? Por quê?

Para entender esta importância, lembramos que participar da missa aos domingos e outros dias santos (como as Solenidades, o Tríduo Pascal) é o primeiro dos cinco mandamentos da Igreja Católica. (não lembra quais são? Clique aqui!). Da mesma maneira como não há "corintiano não praticante", não pode haver "católico não praticante" - e todas as práticas do católico nascem da participação à Santa Missa.

No final de 2017, o Papa Francisco fez uma série de 15 catequeses sobre a Santa Missa e seus diferentes momentos (Não leu? Clique aqui para ter acesso a elas!) e abriu uma delas dizendo: "Nós, cristãos, vamos à Missa aos domingos para encontrar o Senhor Ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por Ele, ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim tornar-nos Igreja, isto é, seu Corpo místico vivo no mundo." (Papa Francisco, Audiência Geral de 13/12/2017)

Como o Padre Marcelo Delcin bem salientou em sua homilia na quinta-feira, vamos à missa para dizer a Deus: "Senhor, eu preciso de Ti!", para renovar nosso compromisso, nossa "energia", encontrando o Senhor, comungando de seu Corpo e Sangue. Tudo o que nos separa de Deus, é pecado - e não participar da Santa Missa, nos separa de Deus.

Nas palavras do Pe. Luiz Camilo Jr.: (artigo completo aqui)

"Ir à missa, seja no domingo ou em outro dia da semana, não pode ser por mera obrigação religiosa, deve ser, antes de tudo, uma busca sincera em dar esta resposta de amor a Cristo que nos amou primeiro e nos amou com a vida. E é justamente nos momentos em não há nenhuma motivação para participar, nenhuma vontade pessoal em ir, que sou chamado a fazer um verdadeiro até de fé. Pois viver a fé é ser capaz de não fazer unicamente aquilo que desejo, aquilo que me convêm, aquilo que é mais fácil e interessante no momento. Não vou à missa para satisfazer a minha vontade, mas sim para fazer a vontade do Pai. E Para dizer sim ao querer de Deus é preciso, muitas vezes, ter coragem de dizer não ao que eu quero. Assim Jesus nos ensinou a rezar: “Pai, seja feita a Tua vontade”.

Quando não vou à missa porque um motivo grave me impede: saúde, um problema de última hora, isso não é questão de pecado. Mas quando escolho não ir, porque preferi viver outra coisa que julguei ser mais interessante fazer no domingo, e às vezes só para ficar em casa mesmo, dormindo ou vendo TV, e o encontro com o Cristo e com a comunidade não foi uma prioridade no coração, então se torna pecado, pois a resposta que Jesus pede ao meu coração de discípulo: “Tu me amas mais do que estes?”, não é respondida com uma atitude de vida e de querer estar com ele para permanecer nele. Amor é escolha, e se escolho fazer outra coisa que não busca-lo na Eucaristia, isso demonstra que não estou dando a resposta de amor que ele espera receber de mim. A participação na missa tem que ser esta resposta de amor que damos a Cristo, de reconhecer o lugar fundamental que Ele ocupa na nossa vida."

E voltando ao Papa Francisco:

"Como podemos responder a quem diz que não é preciso ir à Missa, nem sequer aos domingos, porque o importante é viver bem, amar o próximo? É verdade que a qualidade da vida cristã se mede pela capacidade de amar, como disse Jesus: «Disto todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35); mas como podemos praticar o Evangelho sem haurir a energia necessária para o fazer, um domingo após o outro, na fonte inesgotável da Eucaristia? Não vamos à Missa para oferecer algo a Deus, mas para receber dele aquilo de que verdadeiramente temos necessidade. Recorda-o a oração da Igreja, que assim se dirige a Deus: «Tu não precisas do nosso louvor, mas por um dom do teu amor chamas-nos a dar-te graças; os nossos hinos de bênção não aumentam a tua grandeza, mas obtém para nós a graça que nos salva» (Missal Romano, Prefácio comum IV).
Em síntese, por que ir à Missa aos domingos? Não é suficiente responder que é um preceito da Igreja; isto ajuda a preservar o seu valor, mas sozinho não basta. Nós, cristãos, temos necessidade de participar na Missa dominical, porque só com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos pôr em prática o seu mandamento, e assim ser suas testemunhas credíveis.(Papa Francisco, Audiência Geral de 13/12/2017)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v