Pular para o conteúdo principal

CF 2019: O que são e quais os tipos de Políticas Públicas existem?


“Refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”, este é um dos itens do capítulo “ver” do texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que traz como temática: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Segundo o documento, as políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. O item 20 do documento destaca que Políticas Públicas representam soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. “Ela é a ação Estado, que busca garantir a segurança e a ordem, por meio da garantia dos direitos”, diz o texto.
Essa participação direta da sociedade na elaboração e implementação de Políticas Públicas está garantida na Constituição Federal de 1988 que prevê a participação popular em conselhos deliberativos que estão divididos em quatro áreas: criança e adolescente; saúde; assistência social e educação.


Todos esses conselhos funcionam a nível sejam eles municipal, estadual e federal. O objetivo desta campanha é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.
“O agente de pastoral tem uma atuação fundamental levando as necessidades de vários seguimentos da sociedade civil e comunidade, propiciando um acompanhamento da gestão pública e privada. É a presença da Igreja no seguimento de participação popular”, destaca o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Alex Motta.
E quando se fala Políticas Públicas são vários segmentos: Além das sociais que são as que mais ganham destaque, tem as áreas da educação, habitação, previdência social, as macroeconômicas, que englobam assuntos fiscais, monetários, cambiais, industriais e comerciais e a administrativa que envolve ações de democracia e participação social. Também existem os tipos de Políticas Públicas específicas ou setoriais como as do Meio Ambiente, Cultura, Agrárias, Direitos Humanos, Mulheres, negros, Jovens e outras tantas.
“Nesse sentido, importante a presença da Igreja católica, por meio do clero e dos leigos, na busca, na participação e na resolução dos problemas sociais e em todo processo de formulação das Políticas Públicas”, afirma o texto do item 27 do capítulo “ver”.
Fonte: adaptado de artigo originalmente publicado no site da CNBB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v