Pular para o conteúdo principal

Por que celebramos São José Operário em nossa paróquia?



Se você não é um paroquiano "das antigas" deve se perguntar por que em nossa comunidade temos São José Operário como patrono, já que a paróquia é dedicada a Nossa Senhora Aparecida?

A resposta vem de longe, quase 100 anos atrás, e está ligada também ao nome da paróquia: Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários. Sim! Nossa comunidade foi fundada no final dos anos 20 pelo ferroviários que operavam na central onde hoje ainda é um galpão da CPTM e onde está a nossa antiga capela. Tudo começou com uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, padroeira da profissão, pedindo proteção durante a Revolução Constitucionalista de 30. Os operários pediram a Nossa Senhora a graça de não sofrerem bombardeios e mortes durante a revolução, e a Mãezinha concedeu a graça.

A graça foi alcançada e em agradecimentos os operários decidiram homenagear a santa, então transformaram uma das salas dos maquinistas em uma capela para abrigar a imagem de Nossa Senhora.

Anualmente uma missa era celebrada no dia 1º de maio - por ser logo após o dia do Ferroviário, 30 de abril - seguida por uma procissão na qual a imagem de Aparecida visitava todas as dependências da seção de tráfego. A imagem - que está até hoje em nossa paróquia - é uma réplica oficial da imagem original, e venho em cortejo de trem do Santuário de Aparecida, em 1932.

L’image contient peut-être : 10 personnes, personnes debout, personnes qui marchent et plein air

Logo a sala que abrigava os fiéis ficou pequena, e a missa passou a ser realizada no pátio da ferrovia. Como o número de devotos foi crescendo cada vez mais, a construção de um novo local se tornou primordial. Através de muitas solicitações os funcionários da ferrovia conseguiram um terreno cedido pela Central do Brasil para a construção de uma capela maior: é a capela que conhecemos hoje, na R. Dr. Almeida Lima.

L’image contient peut-être : texteCom o crescimento da população da área e diante da devoção que se mantinha, no ano de 1975, com grande alegria, a capela foi oficialmente elevada a Paróquia pelo Bispo Dom Paulo Evaristo Arns, no dia 04 de abril, um grande marco para a Comunidade. Naquele mesmo ano, a tradicional procissão do 1º de maio aconteceu novamente, sendo a primeira oficialmente como paróquia. A essa data, somou-se também a festa do dia de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro.


Alguns anos depois, como dia 1º de maio é a festa de São José Operário, sua memória litúrgica foi associada ao aniversário da paróquia, e a tradicional procissão do 1º de maio passou a contar também com a sua imagem. E é assim até hoje!

Com o passar dos anos a capelinha se tornou pequena para abrigar os fiéis e no final dos anos 90, o então páraco Pe. Roberto Gonçalves conseguiu, com a ajuda da Arquidiocese e de muitos fiéis, a construção de uma nova igreja bem próxima da antiga sede, na Rua Almirante Brasil esquina com a Rua Ipanema. É nossa paróquia atual, que foi inaugurada em maio de 1998.

Bonita nossa história, né? Continue a fazer parte participando das celebrações de São José Operário e da nossa deliciosa festa italiana!

Viva São José Operário! Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva nossa Paróquia!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial ...