Se você não é um paroquiano "das antigas" deve se perguntar por que em nossa comunidade temos São José Operário como patrono, já que a paróquia é dedicada a Nossa Senhora Aparecida?
A resposta vem de longe, quase 100 anos atrás, e está ligada também ao nome da paróquia: Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários. Sim! Nossa comunidade foi fundada no final dos anos 20 pelo ferroviários que operavam na central onde hoje ainda é um galpão da CPTM e onde está a nossa antiga capela. Tudo começou com uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, padroeira da profissão, pedindo proteção durante a Revolução Constitucionalista de 30. Os operários pediram a Nossa Senhora a graça de não sofrerem bombardeios e mortes durante a revolução, e a Mãezinha concedeu a graça.
A graça foi alcançada e em agradecimentos os operários decidiram homenagear a santa, então transformaram uma das salas dos maquinistas em uma capela para abrigar a imagem de Nossa Senhora.
Anualmente uma missa era celebrada no dia 1º de maio - por ser logo após o dia do Ferroviário, 30 de abril - seguida por uma procissão na qual a imagem de Aparecida visitava todas as dependências da seção de tráfego. A imagem - que está até hoje em nossa paróquia - é uma réplica oficial da imagem original, e venho em cortejo de trem do Santuário de Aparecida, em 1932.
Logo a sala que abrigava os fiéis ficou pequena, e a missa passou a ser realizada no pátio da ferrovia. Como o número de devotos foi crescendo cada vez mais, a construção de um novo local se tornou primordial. Através de muitas solicitações os funcionários da ferrovia conseguiram um terreno cedido pela Central do Brasil para a construção de uma capela maior: é a capela que conhecemos hoje, na R. Dr. Almeida Lima.
Com o crescimento da população da área e diante da devoção que se mantinha, no ano de 1975, com grande alegria, a capela foi oficialmente elevada a Paróquia pelo Bispo Dom Paulo Evaristo Arns, no dia 04 de abril, um grande marco para a Comunidade. Naquele mesmo ano, a tradicional procissão do 1º de maio aconteceu novamente, sendo a primeira oficialmente como paróquia. A essa data, somou-se também a festa do dia de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro.
Alguns anos depois, como dia 1º de maio é a festa de São José Operário, sua memória litúrgica foi associada ao aniversário da paróquia, e a tradicional procissão do 1º de maio passou a contar também com a sua imagem. E é assim até hoje!
Com o passar dos anos a capelinha se tornou pequena para abrigar os fiéis e no final dos anos 90, o então páraco Pe. Roberto Gonçalves conseguiu, com a ajuda da Arquidiocese e de muitos fiéis, a construção de uma nova igreja bem próxima da antiga sede, na Rua Almirante Brasil esquina com a Rua Ipanema. É nossa paróquia atual, que foi inaugurada em maio de 1998.
Bonita nossa história, né? Continue a fazer parte participando das celebrações de São José Operário e da nossa deliciosa festa italiana!
Viva São José Operário! Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva nossa Paróquia!
Comentários
Postar um comentário