Pular para o conteúdo principal

Compreendendo a imagem do Sagrado Coração de Jesus


Resultado de imagem para sagrado coração de jesus

Queridos jovens, convido-os a preparar-se, na escola do Coração de Cristo, para confrontar com confiança os compromissos que os esperam no percurso da vida” (São João Paulo II)

A sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Talvez todos tenhamos na mente a imagem do coração chagado do Senhor, mas será que conhecemos seus detalhes? 

A imagem do Sagrado Coração de Jesus é a representação de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673. (clique aqui para saber mais sobre isso)
Em um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Margarida teve uma visão de Jesus, da forma como vemos nas imagens do Sagrado Coração de Jesus pedindo para que ela começasse a divulgar esta devoção, tratando-se de uma imagem de origem divina com significados profundos e maravilhosos.

O Coração fora do peito

Na imagem do Sagrado Coração de Jesus, o primeiro símbolo que salta aos nossos olhos é o coração fora do peito de Jesus, que deu sua vida por todos nós. Sendo essa a maneira de nos mostrar o quanto nos ama, pois o próprio Jesus disse: "Não há amor maior que dar a vida por quem se ama”.
A imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma maneira dele, Cristo, nos mostrar seu amor infinito de maneira pessoal para cada um.

Resultado de imagem para sagrado coração de jesus

Os espinhos

A imagem do Sagrado Coração de Jesus possui uma representação dos espinhos que cercam o coração, representando que toda vez que somos indiferentes a este amor e ao sacrifício nós machucamos este coração. Assim como um amor que não é correspondido e causa sofrimento. Mais do que causar sofrimento, ao negarmos o amor de Cristo nós pecamos, pois estamos indiferentes ao sacrifício feito por nós.


As chamas

O coração de Jesus ardendo em chamas significa que este amor está vivo e atual. Ele não está no passado, quando Jesus foi crucificado. Não. O amor de Deus está vivo hoje, agora. Ardendo em chamas significa também que este Deus é apaixonado por nós. Tanto que, por nós, entregou sua própria vida. Este fogo simboliza também o Fogo do Espírito Santo, que quer queimar a cada um de nós no seu infinito amor. Ele quer aquecer nossos corações com sua presença edificante, salvadora e amorosa.

As chagas

As chagas de Cristo são visíveis na imagem do Sagrado Coração de Jesus, nos relembrando que ele assumiu sofrer por nós ao ser pregado na cruz, sendo mais uma forma de jesus mostrar seu grande amor por todos nós.


Resultado de imagem para sagrado coração de jesus

A posição das mãos

Outra representação que nos chama a atenção na imagem do Sagrado Coração de Jesus são os gestos feitos com suas mãos, sendo a mão esquerda apontando para seu coração, e a mão direita nos convidando a nos aproximarmos. Com estes gestos Cristo está nos dizendo: “Olhe para o meu coração, olhe para o meu amor, por você e venha até mim”, sendo mesmo ele quem disse em Mateus 11,29: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas".

O manto vermelho e a túnica branca

Na imagem do Sagrado Coração de Jesus ele vem até nós vestido com uma túnica vermelha que nos lembra o amor vivo de Deus, o fogo do Espírito Santo que nos preenche por completo, porém também nos lembra mais uma vez o sangue do sofrimento de Jesus. Já a túnica branca nos lembra sua bondade, santidade, e a pureza de coração do nosso senhor Jesus Cristo.

Fonte: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/imagem-do-sagrado-coracao-de-jesus-significados-e-simbolos.html (adaptado)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v