Pular para o conteúdo principal

Bem-vindos!


Este início de Quaresma em nossa comunidade é marcado pela chegada de um novo pároco, o Padre Lorenzo Nacheli, e com ele o Pe. Simone Bernardi e a Fraternidade da Esperança. A novidade, porém, é mesmo apenas o "cargo", pois como o próprio padre Lorenzo vem destacando em suas primeiras missas, eles fazem parte dessa paróquia há mais de 20 anos.
Isso porque o Padre Lorenzo, antes mesmo de ser padre, já era missionário consagrado do Serviço Missionário Jovem (SERMIG, sigla em italiano) - Fraternidade da Esperança, responsável pelo Arsenal da Esperança, aquela linda casa a uma quadra da paróquia, onde são acolhidos 1.200 homens em situação de rua todos os dias. Sendo um dos primeiros missionários enviados para cuidar dessa obra no Brasil, lá nos anos 1990, desde então o Lorenzo (que ainda não era padre) conhece, colabora e participa da vida de nossa paróquia. 

Mas o que é o Sermig - Fraternidade da Esperança?

"é a comunidade que nasceu em Turim (Itália) em 1964, fundada por Ernesto Olivero e sua esposa Maria Cerrato para concretizar um sonho: derrotar a fome e as injustiças sociais no mundo, promover ações de justiça e de desenvolvimento, viver a solidariedade para com os mais pobres e dar uma especial atenção aos jovens, procurando com eles a paz. Desde 2 de agosto de 1983 a Fraternidade do SERMIG habita o antigo Arsenal Militar de Turim, ex-fábrica de armas transformada em uma casa a serviço da paz, hoje chamada de Arsenal da Paz. 
No dia 1º de fevereiro de 1996, a convite de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, o SERMIG fundou em São Paulo o Arsenal da Esperança, casa que acolhe diariamente 1.200 pessoas em dificuldade, o chamado "povo em situação de rua", e também jovens, famílias e grupos que se proponham a ser promotores de ações de paz, justiça e solidariedade. 
A Fraternidade do SERMIG está presente também na Jordânia, onde habita o Arsenal do Encontro, que oferece apoio a centenas de crianças e jovens muçulmanos e cristãos com deficiência física e intelectual." (Fonte: Arsenal da Esperança)

L’image contient peut-être : une personne ou plus et personnes deboutDepois de muitos anos como consagrado, Pe. Lorenzo foi ordenado em 2015, em Turim, na Itália, juntamente com os padres Simone - que também já era missionário aqui no Brasil - e Andrea, sendo eles os primeiros sacerdotes da Fraternidade. Depois de ordenado, Lorenzo e Simone retornaram ao Brasil para continuar o trabalho no Arsenal da Esperança - juntamente com outros consagrados da Fraternidade - e logo foram chamados a assumir a Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, nossa vizinha de setor Brás (onde o Pe. Lorenzo continua como administrador paroquial).
No ano em que nossa paróquia completa 45 anos, temos a graça de receber como pároco o Pe. Lorenzo, também o Pe. Simone e toda a Fraternidade da Esperança, com sua longa história de boa vontade e cuidado com o próximo. O nosso "pedacinho da cidade" tem muitos desafios pastorais e, como destacou Dom Eduardo durante a missa de posse, toda comunidade é chamada a colaborar, apoiar e se engajar na caminhada de fé e missão da paróquia, esse é o protagonismo do povo de Deus na Igreja e no mundo.



Padre Lorenzo, Padre Simone: sejam bem-vindos à nossa paróquia! Que Nossa Senhora Aparecida e São José Operário caminhem ao vosso, ao nosso lado, para fazermos juntos a vontade de Deus! Louvado seja Deus pela vida e vocação de vocês! Contem conosco!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v