Pular para o conteúdo principal

Vaticano divulga condições especiais de indulgência devido à pandemia

RezemosJuntos: a coragem da oração - Vatican News

Nesta sexta-feira dia 27 de março, às 14h de Brasília (18h de Roma) o Papa Francisco conduzirá um momento de oração na Praça São Pedro. Segundo a Santa Sé: "A oração do Santo Padre poderá ser seguida ao vivo através dos meios de comunicação e será concluída com a Bênção Eucarística que será concedida "Urbi et orbi" [à cidade de Roma e ao mundo]. A todos aqueles que se unirão espiritualmente a este momento de oração através da mídia será concedida a indulgência plenária de acordo com as condições estabelecidas no recente decreto da Penitenciária Apostólica".

O citado decreto, publicado no último dia 20, "concede a indulgência plenária aos doentes de coronavírus, aos que cuidam deles e a todos os fiéis do mundo que rezam por eles", em condições extraordinárias. Como é sabido, a indulgência plenária está atrelada a algumas condições específicas (algumas celebrações, devoções e práticas piedosas ligadas ao calendário litúrgico), sempre somadas à confissão, comunhão e um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória nas intenções do Santo Padre. Contudo, o citado decreto apresenta alternativas aplicadas à situação da pandemia, que impossibilita o acesso aos sacramentos:

- Para as pessoas que contraíram o vírus e se encontram internadas ou em isolamento, assim como os os profissionais de saúde e familiares que se expõem ao risco de contágio para ajudar quem foi afetado pela Covid-19: alcançam a indulgência plenária rezando um Credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria.

- Para os que não estão infectados, mas vivem limitações em sua prática religiosa devido às medidas de contenção da pandemia - como é o caso de grande parte dos brasileiros, as opções são:
- visitar o Santíssimo Sacramento ou fazer adoração eucarística por pelo menos 30 minutos (nos locais onde as igrejas permanecem abertas ou mesmo acompanhando ao vivo transmissões feitas pelos meios de comunicação - como a oração do Papa do dia 27);
- ler as Sagradas Escrituras por pelo menos 30 minutos;
- Rezar o Terço ou a Via Sacra ou o Terço da Divina Misericórdia, pedindo Deus, a cessação da epidemia, o alívio para os doentes e a salvação eterna daqueles a quem o Senhor chamou a si.

E como fica a confissão se neste momento não é possível buscar o sacramento no confessionário? Em primeiro lugar, é preciso reforçar que não existe confissão "a distância", mediada por meios eletrônicos ou outros. 

De acordo com o decreto, em locais como a nossa Arquidiocese, onde “os fiéis se viram na dolorosa impossibilidade de receber a absolvição sacramental, recorda-se que a contrição perfeita, proveniente do amor de Deus amado sobre todas as coisas, manifestada por um sincero pedido de perdão (aquilo que no momento o penitente é capaz de expressar) e acompanhada [...] pela firme resolução de recorrer, o quanto antes, à confissão sacramental, obtém o perdão dos pecados, até mesmo mortais”, conforme indicado pelo Catecismo da Igreja Católica (n° 1452).

O próprio Papa Francisco falou sobre isso durante sua homilia, também no dia 20 de março:

Mas muitos me diriam hoje: “Mas padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, por que não podemos sair de casa? […]. Faz o que o diz Catecismo. É muito claro: se não encontras um sacerdote para confessar, fale com Deus, Ele é teu pai, e diga a Ele a verdade: “Senhor, aprontei isso, isso, isso … Perdoa-me”, e peça perdão a Ele de todo coração, com o Ato de Contrição e prometa a Ele: “Depois vou me confessar, mas me perdoe agora”. E imediatamente voltarás à graça de Deus. Tu mesmo podes aproximar-te – como nos ensina o Catecismo – ao perdão de Deus, se não tem à mão um sacerdote. Mas pensem: é o momento! E este é o momento correto, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito, e assim nossa alma se tornará branca como a neve."
Em suma, para receber a indulgência plenária durante a oração conduzida pelo Papa Francisco no dia 27, além de acompanhar devotamente o fiel - que tiver condições - deve fazer um ato de profunda contrição, pedindo perdão ao Senhor e firmando o compromisso de, com a graça de Deus, passado o perigo, procurar o sacramento
Todas estas medidas revelam como a Igreja acompanha com atenção e caridade a situação mundial, sem desamparar seus fiéis, levando-nos a redescobrir nossa relação com Deus, com os Sacramentos e com os irmãos. 
Façamos nossa parte: #rezemosjuntos #fiqueemcasa
Fonte: Vatican News
L’image contient peut-être : 3 personnes, texte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v