Pular para o conteúdo principal

Como viver a Semana Santa em casa?


Este ano, a vivência da Semana Santa será bastante diferente do que estamos habituados, devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19. Somos chamados a viver o ponto alto da nossa fé em nossas casas, com nossas famílias, e não nas igrejas. Como sempre tentamos destacar, não devemos esquecer que o Bom Deus é o senhor de nossas vidas e, com Ele, passaremos por essa tempestade.

Surgem dúvidas sobre como viver este momento dignamente, a primeira coisa a se pensar é: a Igreja está em comunhão e o Papa tem dado orientações para a adaptação das celebrações, assim como sua vivência em meio ao isolamento social. Vamos a algumas destas perguntas:

A Igreja pede para nos confessarmos na Páscoa, como fazer isso se não podemos ir ao confessionário?
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina a "contrição perfeita", válida para situações como a atual, em que não é possível buscar o sacramento com um sacerdote. Os passos para a confissão estão na imagem acima. Algumas dicas a mais são: 
- começar o exame de consciência mesmo antes de se colocar em oração, para assim, ter plena consciência do que apresentará ao Senhor;
- estabelecer o firme propósito de procurar um padre logo que possível - sem isso, o arrependimento não é verdadeiro e isso configura um erro também;
- na ausência de uma "penitência", pense em um gesto concreto de caridade que você possa fazer;
- junte à sua confissão, a oração do terço ou da via sacra, oferecendo-a pelos doentes e falecidos em razão da pandemia - com isso você recebe a "indulgência plenária" - que é o perdão da penas dos pecados.



Domingo de ramos "sem ramos"?
Não!! A CNBB convida todos os católicos a celebrar o domingo de ramos em casa, com a família e fazer disso um sinal de esperança para todos. Saiba como:
- Tenha alguns ramos em casa (se você não pode sair, peça a um vizinho para recolher para você - e faça a devida higienização antes de manuseá-lo). Coloque-os em um local visível e, se possível, exponha-os na janela ou na porta/portão da sua casa;
- Acompanhe a celebração pelos meios de comunicação, reze, confie!
- Celebre com a sua família usando o roteiro elaborado pela CNBB. Clique aqui para consultá-lo.

Como rezar a Semana Santa?
A Semana Santa nos chama à oração, a estar perto de Jesus em seus últimos momentos. Cada um pode estabelecer suas orações, de acordo com suas práticas pessoais. Algumas dicas são usar os subsídios que estão sendo disponibilizados pela internet, como a Liturgia Diária, da Editora Paulus - clique aqui para baixar.

E o Tríduo Pascal?
As celebrações foram adaptadas pelo Vaticano, com a omissão de alguns ritos. De qualquer forma, os fiéis são chamados a acompanhar celebrações pela TV/Internet/Radio, sempre ao vivo.
Em nossa paróquia transmitiremos tudo via Facebook.

Você pode consultar e baixar os folhetos das missas no Portal da Arquidiocese de São Paulo.
Assim como para o Domingo de Ramos, prepare sua casa com os sinais da morte e ressurreição de Jesus: Cruz, velas, água...

Como disse nosso arcebispo, Dom Odilo:

"Será uma Páscoa “diferente”, no modo de celebrar. Mas não diferente no seu significado: é sempre Jesus, que entrega sua vida na cruz, no seu infinito amor pela humanidade. Mas a vida é mais forte que a morte. A Ressurreição de Cristo nos dá a certeza de que a última palavra não é dos males e da morte, que agora nos atingem, mas de Deus, Senhor da vida, que nos ama com amor infinito."

Aucune description de photo disponible.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v