Este ano, a vivência da Semana Santa será bastante diferente do que estamos habituados, devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19. Somos chamados a viver o ponto alto da nossa fé em nossas casas, com nossas famílias, e não nas igrejas. Como sempre tentamos destacar, não devemos esquecer que o Bom Deus é o senhor de nossas vidas e, com Ele, passaremos por essa tempestade.
Surgem dúvidas sobre como viver este momento dignamente, a primeira coisa a se pensar é: a Igreja está em comunhão e o Papa tem dado orientações para a adaptação das celebrações, assim como sua vivência em meio ao isolamento social. Vamos a algumas destas perguntas:
A Igreja pede para nos confessarmos na Páscoa, como fazer isso se não podemos ir ao confessionário?
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina a "contrição perfeita", válida para situações como a atual, em que não é possível buscar o sacramento com um sacerdote. Os passos para a confissão estão na imagem acima. Algumas dicas a mais são:
- começar o exame de consciência mesmo antes de se colocar em oração, para assim, ter plena consciência do que apresentará ao Senhor;
- estabelecer o firme propósito de procurar um padre logo que possível - sem isso, o arrependimento não é verdadeiro e isso configura um erro também;
- na ausência de uma "penitência", pense em um gesto concreto de caridade que você possa fazer;
- junte à sua confissão, a oração do terço ou da via sacra, oferecendo-a pelos doentes e falecidos em razão da pandemia - com isso você recebe a "indulgência plenária" - que é o perdão da penas dos pecados.
Domingo de ramos "sem ramos"?
Não!! A CNBB convida todos os católicos a celebrar o domingo de ramos em casa, com a família e fazer disso um sinal de esperança para todos. Saiba como:
- Tenha alguns ramos em casa (se você não pode sair, peça a um vizinho para recolher para você - e faça a devida higienização antes de manuseá-lo). Coloque-os em um local visível e, se possível, exponha-os na janela ou na porta/portão da sua casa;
- Acompanhe a celebração pelos meios de comunicação, reze, confie!
- Celebre com a sua família usando o roteiro elaborado pela CNBB. Clique aqui para consultá-lo.
Como rezar a Semana Santa?
A Semana Santa nos chama à oração, a estar perto de Jesus em seus últimos momentos. Cada um pode estabelecer suas orações, de acordo com suas práticas pessoais. Algumas dicas são usar os subsídios que estão sendo disponibilizados pela internet, como a Liturgia Diária, da Editora Paulus - clique aqui para baixar.
E o Tríduo Pascal?
As celebrações foram adaptadas pelo Vaticano, com a omissão de alguns ritos. De qualquer forma, os fiéis são chamados a acompanhar celebrações pela TV/Internet/Radio, sempre ao vivo.
Em nossa paróquia transmitiremos tudo via Facebook.
Você pode consultar e baixar os folhetos das missas no Portal da Arquidiocese de São Paulo.
Você pode consultar e baixar os folhetos das missas no Portal da Arquidiocese de São Paulo.
Assim como para o Domingo de Ramos, prepare sua casa com os sinais da morte e ressurreição de Jesus: Cruz, velas, água...
Como disse nosso arcebispo, Dom Odilo:
"Será uma Páscoa “diferente”, no modo de celebrar. Mas não diferente no seu significado: é sempre Jesus, que entrega sua vida na cruz, no seu infinito amor pela humanidade. Mas a vida é mais forte que a morte. A Ressurreição de Cristo nos dá a certeza de que a última palavra não é dos males e da morte, que agora nos atingem, mas de Deus, Senhor da vida, que nos ama com amor infinito."
Comentários
Postar um comentário