Pular para o conteúdo principal

Brasil, terra de santos

A Igreja do Brasil dedica  o mês de agosto às vocações. Engana-se quem pensa que só tem vocação aquele que se sente chamado à consagração religiosa, pois todos temos uma vocação em comum: a santidade! Falando nisso, você sabe quantos santos canonizados o Brasil tem? Quantos beatos e veneráveis? Quantos brasileiros têm um processo de canonização em curso? Faça suas apostas e a resposta vem mais adiante...

Em sua recente carta sobre o chamado à santidade no mundo atual, o Papa Francisco nos explica:
"Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais."
Nesse caminho que, ainda segundo o Papa é "único e irrepetível" de cada um de nós, os exemplos daqueles que souberam acolher e viver a vontade de Deus em suas vidas são como um farol que nos ajuda a enxergar a santidade mais claramente. Quantas histórias inspiradoras as vidas dos santos nos fornecem! Estes testemunhos existem desde o início da Igreja e vêm de todas as partes do mundo...inclusive do Brasil!

Santa Dulce, Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, Madre Paulina são nomes conhecidos, mas há ainda muitos outros exemplos de fidelidade ao Evangelho e amor ao próximo em nosso grande território brasileiro. E é com o objetivo de fazer conhecer essas histórias e de fomentar a devoção dos santos brasileiros que lançamos o projeto "Brasil, terra de santos".

A partir desse mês de agosto, sempre que houver memória de algum santo, beato, venerável ou bem-aventurado brasileiro, compartilharemos sua história de vida. Esse levantamento foi feito pelo Fábio, nosso especialista sobre o patrimônio espiritual de nosso país. Além de conhecer melhor suas trajetórias, esperamos que elas nos inspirem, nos ajudem a fazer do nosso "aqui e agora" uma oportunidade de santidade.  

Vamos à resposta da pergunta feita no início do texto?

Segundo o site Santos do Brasil, temos 37 santos canonizados, 52 beatos e 13 veneráveis - ou seja, aguardando a análise de um primeiro milagre para tornarem-se beatos. Além destes, há ainda 68 Servos de Deus, que são aqueles que tiveram seu processo de canonização oficialmente aberto e mais de 130 processos aguardando abertura oficial no Vaticano. Incrível né? E agora vamos poder conhecê-los e contar com a ajuda deles na nossa caminhada de santidade. 

Anote na agenda: nossa série inicia com um servo de Deus no dia 10 de agosto ;)

Você tem Instagram? Então clique aqui para seguir o "terra de santos lá"! (@brasil.terradesantos)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v