Pular para o conteúdo principal

Orações especiais para o último e o primeiro dia do ano

 


Na passagem de um ano civil para o outro, a Igreja incentiva os fiéis a reforçar a oração, sejam em Ação de Graças ou pedindo a inspiração do Espírito Santo, através de duas orações específicas a serem recitadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. 

No dia 31, reza-se o hino de Ação de Graças "Te Deum" (que em latim quer dizer "Nós vous louvamos, Deus"). O Papa Francisco nos explica a importância desse prece de louvor:

"A Igreja em muitas ocasiões sente a alegria e o dever de elevar o seu cântico a Deus com estas palavras de louvor, que desde o quarto século acompanham a oração nos momentos importantes do seu peregrinar terreno. É a alegria do agradecimento que quase espontaneamente promana da nossa oração, para reconhecer a presença amorosa de Deus nos acontecimentos da nossa história. Ela tem necessidade de se reforçar com a companhia de todo o povo de Deus, que em uníssono faz sentir o seu cântico de agradecimento. Por isso, no Te Deum pedimos a ajuda aos Anjos, aos Profetas e a toda a criação para louvar ao Senhor. Com este hino percorremos de novo a história da salvação na qual, por um misterioso desígnio de Deus, encontram lugar e síntese também as várias vicissitudes da nossa vida deste ano que está a findar." (31/12/2015).

Já no dia 1º de janeiro,  festa da Santa Mãe de Deus, somos chamados a nos abrirmos a sua ação, assim como fez Maria, e contar com sua inspiração ao longo do ano que se inicia. Para isso, invocamos sua presença através da prece "Veni Creator Spiritus" (Vem, Espírito Criador). Segundo o Papa Francisco:

"Faz bem rezar essa oração com frequência. Vem, Espírito Santo. Com a presença do Espírito, salvaguardemos a liberdade. Seremos livres, cristãos livres, não apegados ao passado no sentido ruim da palavra, não acorrentados a práticas. A liberdade cristã nos faz amadurecer. Esta oração nos ajudará a caminhar no Espírito, na liberdade e na alegria, porque quando o Espírito Santo vem, vem a alegria, a verdadeira alegria." (10/11/2021)

Em ambas as datas, a Igreja concede a possibilidade de obter indulgência que rezarem o Te Deum e o Veni Creator Spiritus em público (o que significa que pode ser durante a missa ou mesmo em casa, com familiares e amigos, em voz alta). Para lucrar a indulgência, são necessárias as condições habituais: confessar-se, comungar e rezar pelo menos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória pelas intenções do Santo Padre. 

Confira os textos das orações a seguir:

"Te Deum"

Nós Vos louvamos, ó Deus, 

nós Vos bendizemos, Senhor. 

Toda a terra Vos adora, 

Pai eterno e omnipotente. 

Os Anjos, os Céus 

e todas as Potestades, 

os Querubins e os Serafins 

Vos aclamam sem cessar: 

Santo, Santo, Santo, 

Senhor Deus do Universo, 

o céu e a terra proclamam a vossa glória. 

O coro glorioso dos Apóstolos, 

a falange venerável dos Profetas, 

o exército resplandecente dos Mártires 

cantam os vossos louvores. 

A santa Igreja anuncia por toda a terra 

a glória do vosso nome: 

Deus de infinita majestade, 

Pai, Filho e Espírito Santo. 

Senhor Jesus Cristo, Rei da glória, 

Filho do Eterno Pai, 

para salvar o homem, tomastes 

a condição humana no seio da Virgem Maria. 

Vós despedaçastes as cadeias da morte 

e abristes as portas do céu. 

Vós estais sentado à direita de Deus, 

na glória do Pai, 

e de novo haveis de vir para julgar 

os vivos e os mortos. 

Socorrei os vossos servos, Senhor, 

que remistes com vosso Sangue precioso;

e recebei-os na luz da glória, 

na assembleia dos vossos Santos. 

Salvai o vosso povo, Senhor, 

e abençoai a vossa herança; 

sede o seu pastor e guia através dos tempos 

e conduzi-o às fontes da vida eterna. 

Nós Vos bendiremos todos os dias da nossa vida 

e louvaremos para sempre o vosso nome. 

Dignai-Vos, Senhor, neste dia, livrar-nos do pecado. 

Tende piedade de nós, 

Senhor, tende piedade de nós. 

Desça sobre nós a vossa misericórdia, 

Porque em Vós esperamos. 

Em Vós espero, meu Deus, 

não serei confundido eternamente.


VENI CREATOR SPIRITUS!

Vinde, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai,

e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,

a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,

por Ele prometido a nós, por nós, seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,

nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetora.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz.

Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer

que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v