Pular para o conteúdo principal

O jejum para os católicos: por que, quando e como ?

 


Diante dos ataques bélicos entre Rússia e Ucrânia, na Europa. o Papa Francisco convocou para o dia 2 de março, Quarta-feira de cinzas, um dia de jejum e oração pela paz. Não é a primeira vez que o Papa Francisco faz este tipo de apelo aos fiéis, como forma de nos lembrar a força da oração diante das dificuldades.

O jejum como penitência é uma prática que herdada do Antigo Testamento, reconfigurada pelo sacrifício de Cristo na cruz para nós cristãos. Longe de ser um ato de mortificação física "isolada", a penitência deve sempre ser pensada em um sentido espiritual. Nas Palavras do Papa Francisco (Mensagem para a Quaresma 2019)
Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de “devorar” tudo, satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração." 
Por isso, especialmente no tempo da Quaresma, falamos em três pilares: jejum (penitência) - oração - esmola (caridade). Vejamos o que traz o Catecismo da Igreja Católica:
"A penitência interior do cristão pode ter expressões bem variadas. A escritura e os padres insistem principalmente em três formas: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros. Ao lado da purificação radical operada pelo batismo ou pelo martírio, citam, como meio de obter o perdão dos pecados, os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade, "que cobre uma multidão de pecados" (1Pd 4,8)." (CIC, 1434)
Neste caminho de conversão, que é feito em comunhão com a Igreja e com os irmãos, cada um decide abster-se (temporária ou definitivamente) daquilo que, muitas vezes, deturpa a nossa liberdade de filhos e filhas de Deus. Nem sempre o "jejum" é alimentar, como reforçou o Papa João Paulo II
“Disto resulta que o homem contemporâneo deve jejuar, isto é, abster-se não só do alimento ou das bebidas, mas de muitos outros meios de consumo, como de estimular e satisfazer os sentidos. Jejuar significa abster-se, renunciar a alguma coisa. Porque renunciar a alguma coisa? Porque privarmo-nos dela? (…) A renúncia às sensações, aos estímulos, aos prazeres e ainda ao alimento ou às bebidas, não é fim de si mesma. Deve apenas, por assim dizer, preparar o caminho para conteúdos mais profundos, de que se alimenta o homem interior".

Quando os católicos fazem jejum?

De acordo com a Constituição Apostólica "Paenitemini" (Penitência), do Papa São Paulo VI, os dias de penitência obrigatórios para os católicos são a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa - nos quais, além do jejum, deve-se observar, ainda, a abstinência de carne vermelha e derivados. 

Fora isso, a Quaresma é um "tempo penitencial", ou seja, no qual os fiéis são chamados a reforçar as práticas penitenciais, a oração e a caridade, sobretudo por meio das obras de misericórdia espirituais e corporais. Essas penitências quaresmais podem ser variadas: cabe a cada um analisar o que precisa mudar em sua vida, na sua relação com Deus e com os outros, e aproveitar a preparação para a Páscoa como caminho pessoal de conversão.

"A conversão se realiza na vida cotidiana por meio de gestos de reconciliação, do cuidado dos pobres, do exercício e da defesa da Justiça e do direito, pela confissão das faltas aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência pela direção espiritual, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da justiça. Tomar sua cruz, cada dia, seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitencia." (CIC, 1435)

Como é o jejum orientado pela Igreja?

Segundo a Constituição Apostólica "Paenitemini" (Penitência), do Papa São Paulo VI (Parte III, § 2):

"A lei do jejum exige apenas uma refeição durante o dia, mas não proíbe tomar um pouco de comida pela manhã e à noite, obedecendo, quanto à qualidade e quantidade, aos costumes locais aprovados."

Isso significa que o fiel pode optar por abrir mão do almoço ou do jantar, trocando-os por um lanche mais leve, nos horários habituais. É importante, porém, que no dia de jejum evite-se comer "ao longo" do dia. Além disso, é importante manter o consumo de água normalmente, assim como os medicamentos de que se faz uso contínuo. 

Esta fórmula é indicada para todas as pessoas que gozam de boa saúde, mas pode ser flexibilizada de acordo com alguns estados/condições de vida, por exemplo para lactantes e pessoas cujo trabalho exige força física. Aqueles que, por diversas razões, não puderem fazer o jejum de alimentos podem "comutar" esta prática por outra prática piedosa, notadamente gestos de caridade.

Por fim, não esqueçamos que "apenas" o jejum não basta para o cristão. Como disse o Papa Francisco em sua Mensagem para a Quaresma deste ano: "O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o."

"A Quaresma é tempo propício para procurar, e não evitar, quem passa necessidade; para chamar, e não ignorar, quem deseja atenção e uma boa palavra; para visitar, e não abandonar, quem sofre a solidão. Acolhamos o apelo a praticar o bem para com todos, reservando tempo para amar os mais pequenos e indefesos, os abandonados e desprezados, os discriminados e marginalizados" (Papa Francisco, Mensagem para a Quaresma 2022) 

Para a Quaresma deste ano, atendamos ao pedido do Papa, atendamos ao clamor do mundo, e intensifiquemos nossas orações e gestos pelo Paz no mundo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v