A 16ª Assembleia do Sínodo dos Bispos que acontece a partir dest 4 de outubro em Roma, na verdade, começou há mais de 2 anos. Desde 2021, por meios diversos, a Igreja do mundo todo foi convidada a contribuir a nível diocesano, continental e, agora, universal.
Mas o que é um Sínodo? Em grego, este termo quer dizer "caminhar juntos". No Papado de Francisco já vivemos alguns importantes e, em nossa Arquidiocese de São Paulo também passamos recentemente por um processo similar: em que nos reunimos, como Igreja, para refletir e agir juntos, à luz do Espírito Santo.
O Documento Preparatório do Sínodo atual, apresenta seu objetivo central: "Uma interrogação fundamental impele-nos e orienta-nos: como se realiza hoje, a diferentes níveis (do local ao universal) aquele “caminhar juntos” que permite à Igreja anunciar o Evangelho, em conformidade com a missão que lhe foi confiada; e que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?"
É com o objetvo de responder a essa pergunta que os bispos e uma série de outros participantes selecionados pelo Papa estarão reunidos nos próximos dias. Mas o que isso significa? Haverá mudanças significativas? É importante ter em mente que não se trata de nenhuma "revolução", que nenhuma verdade de fé, nenhum dogma está em jogo. Além disso, o Sínodo não pretende "resolver", mas sim refletir, propor...sobretudo tendo em mente a redescoberta da beleza do que é "caminhar juntos": para além de "ideologias", opiniões...unidos na diversidade.
Como bem sintetizou a CNBB. "O desejo do Papa Francisco é que a Igreja “escute” o que o Espírito Santo aponta através das pessoas e aprenda a “caminhar junto” (sinodalidade) com a humanidade, atenta às alegrias e aos sofrimentos do tempo presente e marcando presença amorosa nestas realidades."
O Sínodo está orientado em torno de 15 perguntas, separadas em 3 temáticas: comunhão, missão e participação. Tudo que você precisa saber está disponível no "Instrumento de Trabalho", disponível em português clicando aqui.
Por fim, a melhor fonte de notícias sobre a Igreja são seus meios de comunicação oficiais, como o Vatican News, onde podemos acompanhar a cobertura do Sínodo, evitando distorções.
Rezemos pela Igreja, rezemos pelo Papa e pelos colaboradores do Sínodo!
Comentários
Postar um comentário