Pular para o conteúdo principal

Nova tradução do missal entra em uso no Brasil: veja o que muda

 



Aquele livro vermelho e grande que vemos nas missas nas mãos de um acólito ou sobre o altar quando o padre faz a oração eucarística é o Missal Romano. Nele estão contidos todas as orações de todas as celebrações do ano, assim como as orientações sobre os gestos do sacerdote durante a celebração e até as reações que deve vir do povo de Deus durante elas. 

Esse livro, um grande "manual", é único para toda a Igreja Católica de rito romano e, como se espera, é traduzido nas diferentes línguas em que a Santa Missa é celebrada. A partir desse domingo, 3 de dezembro, a Igreja no Brasil coloca em uso uma nova tradução do missal romano. Foram 19 anos de trabalho de uma comissão de especialistas, tendo como objetivo não "atualizar" ou "mudar" nada no rito, mas apenas tornar os textos em português do Brasil mais fiéis ao que se tem no original em latim. 

Segundo Dom Edmar Perón, bispo referencial para a Liturgia da CNBB, “Algumas orações ficaram intactas porque elas estavam muito próximas do latim. Outras orações sofreram pequenas mudanças e algumas orações foram revistas completamente”. 

A seguir alguns exemplos do que pode ser mais observável pelos fiéis:

- foram inclusas novas "opções" de saudação inicial do sacerdote à assembleia, como a fórmula: "A graça e a paz daquele que é, que era e que vem, estejam convosco."
- no Ato Penitencial, a oração ("Confesso a Deus Pai Todo Poderoso...") ficou mais próxima do latim:

- Ao final da Oração da Coleta e outras, a fórmula tradicional "Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo" ficou mais próxima do original em latim: "Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos."

- Quando o sacerdote convida a assembleia para tomar parte no sacrifício eucarístico, para ficar mais fiel ao original em latim, não se dirá mais "para que o nosso sacrifício", mas sim:


- A resposta do povo a esse convite também foi alterada: "Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a sua santa Igreja".

- Ao final da Consgração, a aclamação da assembleia, acompanhará a introdução feita pelo sacerdote, a saber: 

Lembramos que não só de "palavras" é feito o rito da Santa Missa, mas também de uma série de atitudes e comportamentos que envolvem todos: o celebrante, a assembleia, os músicos...aos poucos, em nossa paróquia, vamos tentar conhecer, amar e viver melhor cada um destes detalhes para "celebrar dignamente".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v